Social Disclosure e Custo de Capital Próprio em Empresas Brasileiras de Capital Aberto
Informações
Código: CON737
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 02 - Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Autores
Rodrigo de Souza Gonçalves, Otávio Ribeiro de Medeiros
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo testar a hipótese de que há relação entre o nível de socialdisclosure e o custo de capital próprio em empresas brasileiras de capital aberto e de que estarelação é negativa. Tal hipótese assume que os programas sociais externos promovidos ouapoiados pelas empresas contribuem para a construção de sua imagem reputacional, atuandocomo agentes redutores de externalidades, trazendo benefícios sob o ponto de vistaeconômico, pela redução do risco e do custo de capital (RICHARDSON; WELKER;HUTCHSON, 1999; HEAL, 2004). Além disso, a prestação de contas dos programas sociaisvia social disclosure é visto como instrumento de redução da assimetria informacional e dasalvaguarda dos ativos via promoção das ações sociais (RIAHI-BELKAOUI, 2004). Paratanto, foram avaliados os relatórios de responsabilidade social de 83 empresas listadas naBM&FBOVESPA, no período de 2005 a 2009. Para avaliação do social disclosure, foiutilizado indicador validado, composto de 13 itens e sustentado nos estudos de Ramanathan(1976), Haydel (1989) e Hammond e Miles (2004). Para a estimação do custo de capitalpróprio, este foi ajustado ao risco através do Capital Asset Pricing Model (CAPM), e testadopor meio de regressão com dados em painel com efeitos fixos seccionais. Os resultadosevidenciam que o custo de capital próprio diminui quando há um maior nível de socialdisclosure, indicando, para o mercado acionário brasileiro, uma forma semi-forte de eficiênciade mercado (FAMA, 1970). Esse resultado corrobora a hipótese central do estudo, em que oaumento do nível do social disclosure contribui para aumento da transparência e diminuiçãodo custo de capital próprio. Além disso, corrobora a hipótese subjacente, em que o socialdisclosure pode ser visto como um instrumento para a redução da assimetria entre as açõesdiscricionárias do gestor e as expectativas dos investidores, bem como de governançacorporativa, na medida em que reduz os custos de agenciamento, atuando por um lado comoinstrumento de monitoramento das ações gerenciais e por outro como uma forma de reduzir ocusto de captação de recursos próprios. Quanto à sugestões para trabalhos futuros, pode-seindicar a realização de pesquisas por meio de estudo de eventos para identificar se o mercadofinanceiro reage antecipadamente ou não à divulgação das informações de natureza social, àmedida que esta foi significativa no cross section para este estudo. Além disso, poder-se-árealizar testes adicionais entre o social disclosure e outras medidas de desempenhoeconômico.
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