Como Gestores Públicos de uma Instituição Federal de Ensino Superior Brasileira aprendem na prática a desenvolver suas Competências Gerenciais
Informações
Código: APB2613
Divisão: APB - Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 05 - Dimensões Intra Organizacionais das Organizações Públicas
Autores
Sandra Maria Perón de Lima, Beatriz Quiroz Villardi
Resumo
Este estudo foi realizado em uma organização pública, instituição federal de ensino superior,localizada no município de Seropédica – RJ visando descrever processos de aprendizagem dascompetências gerenciais do gestor público que atua nas áreas de gestão de pessoas, gestãofinanceira/contábil e gestão acadêmica, em sua prática cotidiana. Para tal, descreveram-se osprocessos de aprendizagem e identificou-se o seu papel no desenvolvimento dessascompetências. O quadro teórico compõe-se de conceitos sobre a reforma na administraçãopública e o papel do gestor, aprendizagem e competências, além de estudos acerca da práticade trabalho no setor público e do estresse na atividade gerencial. Nesta pesquisa qualitativa osdados de campo foram levantados com entrevista semiaberta e observação participante. Aanálise dos dados realizou-se por interpretação hermenêutica. Conclui-se que o processo deconstrução das competências gerenciais dos gestores públicos ocorre por meio de: a)aprendizagem individual via estudo formal, busca pessoal e leitura; b) aprendizagem coletivavia interação com as pessoas na prática cotidiana do trabalho e também em fóruns, encontrose reuniões; c) aprendizagem experiencial via vivência profissional e pessoal; d) aprendizagemem comunidade de prática via fórum informal de discussão; e ainda e) aprendizagem vicária.As competências gerenciais desenvolvidas por meio desses processos de aprendizagemconstituem-se de competências pessoais, interpessoais e competências para ação. Esta últimafoi desenvolvida por meio da solução de problemas e desafios do dia-a-dia, onde gestoresaprenderam a negociar e usar criatividade. As competências destes gestores se desenvolveramcom a vivência em gestões anteriores na mesma instituição quando conheceram melhor ainstituição, seus objetivos, visão, e como ela se liga e religa interna e externamente. Por fim,propõem-se oito medidas para ativar e sistematizar nesta IFES o desenvolvimento decompetências gerenciais que ocorre na prática tais como: institucionalizar o desenvolvimentodas competências gerenciais incorporando a prática de gestão que ocorre de modo informal,realizar melhorias na estrutura organizacional para incentivar a aprendizagem coletiva notrabalho, gestão de processos administrativos, dimensionar a mão-de-obra, estabelecer normase procedimentos de distribuição do trabalho para minimizar a sobrecarga de trabalho apontadapelos gestores, e aprimorar o processo de decisão gerencial. Recomenda-se também elaborarum programa de qualidade de vida, de formação gerencial, realizar oficinas para estudocoletivo das práticas gerenciais, reuniões para partilhar e trocar experiências e tomar medidaspreventivas do estresse dos gestores que por forca de sua prática quotidiana recebem de suasequipes. Sugere-se para futura pesquisa aprofundar nas contribuições que as dificuldades efrustrações trazem para o aprendizado gerencial e em outro grupo de gestores orientados pordiferente base política, para identificar como a aproximação coletiva de pressupostosindividuais e posturas políticas influencia no processo de aprendizagem e desenvolvimentocompetências dos gestores na prática.
Abrir PDF