Capacitação, para que te quero? Um Estudo sobre a Carreira dos Servidores Técnicoadministrativos e sua Contribuição para o Desenvolvimento de Competências Gerenciais
Informações
Código: APB2360
Divisão: APB - Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 05 - Dimensões Intra Organizacionais das Organizações Públicas
Autores
Keliane de Oliveira Cavalcante, Márcio Medeiros Oliveira
Resumo
O contexto da gestão de pessoas nas Instituições Federais de Ensino Superior passou porvárias transformações decorrentes de um conjunto de medidas governamentais parainstitucionalizar políticas voltadas para o desenvolvimento de pessoal e a estruturação deplanos de carreira que articulam desempenho, capacitação e seus impactos na remuneração doservidor. Este artigo objetiva verificar a contribuição do Plano de Carreira dos CargosTécnico-administrativos em Educação - PCCTAE na capacitação e no desenvolvimento decompetências gerenciais na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.Corroborando com essa importância, ressalta-se que o próprio decreto (nº 5.825/2006),resultante do PCCTAE, trata do desenvolvimento do servidor para o exercício da atividade degestão. O estudo é um estudo de caso qualitativo e exploratório. Para a coleta dos dados, foiutilizado um roteiro de entrevistas semiestruturado com dezessete questões abertas,abrangendo as seguintes dimensões: noção de competência, motivação para capacitação,programa de capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais e aprendizagemgerencial. Têm-se ainda, nesse instrumento, outras questões abordando o perfil dos gerentes eum espaço aberto para informações adicionais. Os sujeitos da pesquisa foram definidos porconveniência, de modo que foram entrevistados seis gestores que concordaram em participarda pesquisa voluntariamente. Os dados foram analisados meio da análise de discurso,mediante as transcrições feitas logo após a realização das entrevistas. Os resultados revelamque embora o programa de capacitação institucional tenha sido concebido com base nodisposto no PCCTAE e decretos auxiliares, assim como a PNDP, a questão das competênciasainda é mal entendida por todos os gestores. Apesar de uma linha de desenvolvimento doPCCTAE focalizar na gestão, esse público entende que as ações dessa linha não são as maisadequadas as suas necessidades. A aprendizagem dos gerentes decorre, na maior parte, de suaprática gerencial. A participação nas ações de capacitação está condicionada a motivaçãofinanceira, embora nos discursos alguns tenham omitido esse aspecto. Os entrevistadosentendem que há muito a ser melhorado para que o programa contemple as suas necessidadesatuais. Por fim, sugere-se que essa Universidade realize um mapeamento de competências,mobilize um processo de mudança capaz de suportar a gestão por competências, assim comoreoriente as suas ações de capacitação com base na necessidade de desenvolvimento decompetências gerenciais.
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