EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO: UM CHOQUE NA GESTÃO DO MUNICÍPIO DE MANAUS ATRAVÉS DA POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS


Informações

Código: APB1943
Divisão: APB - Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 05 - Dimensões Intra Organizacionais das Organizações Públicas

Autores

Ana Flávia de Moraes Moraes, Armando Araújo de Souza Júnior, Ricardo Jorge da Cunha Costa Nogueira

Resumo

A preocupação com a gestão de pessoas passou a representar mais que uma discussãoestratégica no âmbito de algumas organizações públicas. Entende-se hoje que as açõesdecorrentes do trabalho humano na esfera pública devem satisfazer as expectativas porserviços de excelência, tão demandados pelos usuários-cidadãos. Não é de hoje que ainiciativa pública vem implementando uma nova postura gerencial, sobretudo ao enxergarseus servidores como estratégicos para o processo de resgate da qualidade na prestação doserviço público. Não obstante, a execução de ações focadas em capacitação edesenvolvimento de pessoas vem constituindo um divisor de águas, quebrando paradigmas,desburocratizando e dando uma nova forma ao setor público. Nos últimos anos, com anecessidade de profissionalização dos servidores públicos e das práticas de gestãodesenvolvidas dentro da Administração Pública em qualquer das esferas de poder, as escolasde governo ganharam notoriedade em função do importante papel que desempenham: o deoferecer ao profissional do setor público ações pedagógicas que modifiquem não só a atuaçãode cada um em seu ambiente de trabalho, mas que, sobretudo, possibilitem a ampliação davisão desses profissionais perante a sociedade. Isto não se configura como uma açãoinovadora, excepcional. Apenas representa uma estratégia para que a organização alcancemaiores e melhores resultados e, de forma mais específica em relação ao serviço público,melhore a sua imagem junto aos usuários de seus serviços. Tal resultado torna-se possível aoconsiderarmos que o desenvolvimento de competências profissionais, a médio e longo prazos,melhoraria a performance das organizações públicas focadas em resultados Nesse sentido,com essa pesquisa, pretendeu-se avaliar a política de capacitação e desenvolvimento depessoas no âmbito da Prefeitura Municipal de Manaus, considerando a sua realidadeinstitucional. Essa análise foi processada com base na documentação existente, isto é, orelatório de gestão dos anos de 2009 e 2010, e na coleta de opiniões com os profissionaisresponsáveis pelo processo de capacitação e desenvolvimento da Fundação Escola de ServiçoPúblico Municipal - FESPM. Com base nos dados e nas percepções coletadas, a FESPMpautou-se em projetos pedagógicos impactantes que tornaram sua atuação dinâmica eimpulsionadora da gestão pública municipal, adotando novos padrões de qualidade na ofertade cursos, materializando um choque na gestão de pessoas do município de Manaus, pois osesforços, nesse sentido da capacitação e desenvolvimento, até o ano de 2008, eram tímidos eretraídos. A eficácia de tal política tem sido mensurada e atestada pela melhoria nodesempenho dos servidores por ela já beneficiados, contribuindo de forma direta para oaprimoramento dos serviços prestados ao cidadão.

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