Avaliação do Nível de Conhecimento e Satisfação dos Funcionários da Divisão Técnica Acadêmica da Faculdade de Odontologia do Câmpus de Araçatuba - UNESP sobre o Sistema de Acompanhamento de Desenvolvimento Profissional - ADP
Informações
Código: APB1687
Divisão: APB - Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 05 - Dimensões Intra Organizacionais das Organizações Públicas
Autores
Diogo Reatto, Clea Adas Saliba Garbin
Resumo
Esta pesquisa é um estudo descritivo, qualitativo, documental e bibliográfico que tem comoobjetivo geral identificar se os funcionários da Divisão Técnica Acadêmica – DTA daFaculdade de Odontologia de Araçatuba/UNESP conhecem, dominam o seu uso e se estãosatisfeitos com o Sistema de Acompanhamento de Desenvolvimento Profissional – ADP. Paraisso, o estudo faz a discussão teórica sobre a avaliação de desempenho no setor público eapresenta quais as novas tendências ao se considerar os modelos da gestão contemporâneapara verificar se o ADP, na sua configuração atual, figura dentre os sistemas de avaliação dedesempenho mais eficientes. Assim como as organizações privadas atentam para seuambiente externo, a universidade pública, em sua estrutura e funções, assemelha-se a estasmodernas organizações sociais e também está em constantes e aceleradas mutações, sob oimpacto das novas tecnologias, escassez de recursos humanos e financeiros e altacompetitividade. Nessa perspectiva, o desempenho humano deve ser regulado pela relaçãogerente/colaborador e visar ao comprometimento de todos com os objetivos da organização.É nessa abordagem que a prática fundamentada e bem elaborada de avaliações dedesempenho pode melhorar o resultado das organizações públicas e das suas equipes etambém instrumentalizar a gestão do desempenho, melhorar as relações interpessoais e acomunicação, focar o auto-desenvolvimento por meio de treinamento e desenvolvimento epromoção, estimular a maior produtividade, subsidiar a remuneração variável, tornartransparentes as políticas de gestão de desempenho e de recursos humanos num todo. Destaforma, os resultados das análises documental, bibliográfica e das informações obtidas napesquisa demonstram que a metodologia do ADP é centrada nodesenvolvimento/aprendizagem, mais especificamente caracteriza-se como uma APPO,enquanto que, na prática, é uma avaliação tradicional centrada no desempenho individual dofuncionário no cargo e não no contexto da organização. O nível de satisfação é médio, poisconsideram-se fatores extrínsecos; em contrapartida, os intrínsecos, como a motivação,suscitam falta de comprometimento e envolvimento com a avaliação de desempenho. O nívelde domínio e conhecimento sobre o sistema é alto, justificado pelo pronto atendimento dasespecificidades técnicas do processo e não pela interiorização da cultura avaliativa. A curtoprazo, é necessária a revisão da legislação e da estrutura de recompensas para tornar o ADPconfiável e justo, gerando comprometimento dos usuários, institucionalizando einteriorizando-o. No entanto, o uso de outras ferramentas de avaliação do desempenhofuncional concomitantemente, como a já aplicada autoavaliação, com o intuito de diminuir oimpacto da subjetividade na avaliação, apresenta-se como um desafio para a organizaçãodadas as suas características estruturais e legais. A longo prazo, o ADP poderá evoluir parauma avaliação de desempenho com foco em competências, não somente em sua estruturaformal, mas também em sua aplicação, uma vez que a universidade possui planejamentoestratégico institucional.
Abrir PDF