EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A Influência das Metas e Recompensas na Motivação: Um Estudo no Setor Público Mineiro


Informações

Código: APB850
Divisão: APB - Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 05 - Dimensões Intra Organizacionais das Organizações Públicas

Autores

Weslei Alves Rodrigues, Mário Teixeira Reis Neto

Resumo

O movimento de reforma e modernização da gestão no setor público brasileiro, nas duasúltimas décadas, tem se pautado na lógica da administração pública gerencial. Essa novaforma de administrar contempla a adoção de ferramentas e gestão provenientes de empresasprivadas, como a definição de metas e a concessão de recompensas extras aos funcionários.Além do propósito de garantir maior eficiência e eficácia nas ações governamentais, um dosobjetivos dessas mudanças é a garantia de maiores níveis de motivação para o trabalho porparte dos servidores. Neste sentido, o presente estudo investigou a influência das metas erecompensas na motivação para o trabalho, por meio de uma survey, com variáveisquantitativas, numa amostra de 333 funcionários públicos de seis órgãos estaduais e ummunicipal, do Estado de Minas Gerais, que já começaram a definir ou já possuem políticas demetas e recompensas na gestão. Para a análise dos dados e teste do modelo hipotético, foiutilizado o método estrutural de estimação por Mínimos Quadrados Parciais (Parcial LeastSquares – PLS). De maneira geral, os resultados obtidos confirmam, para o caso da amostrapesquisada no setor público mineiro, a influência das metas e recompensas na motivação parao trabalho, conforme principais teorias sobre o assunto (LATHAM; LOCKE, 2002; PORTER;LAWLER, 1968; VROOM, 1964; WRIGHT, 2001, 2007). A motivação dos funcionários semostrou influenciada de forma direta e significativa pela valência da missão institucional, pelainstrumentalidade ligada às recompensas e pela autoeficácia no alcance das metas. Aespecificidade e o feedback em relação às metas influenciaram na motivação de formasiginificativa e indireta. O estudo, no entanto, não constatou a influência direta na motivaçãopelos seguintes fatores: importância das metas, valência das recompensas extrínsecas,expectativa, equidade, participação na definição das metas, dificuldade das metas, avaliaçãogeral dos sistemas de metas e avaliação geral dos sistemas de recompensas. A aplicação dométodo CHAID revelou, ainda, que a motivação pode ser influenciada diretamente pela faixaetária e indiretamente pelo nível hierárquico e pelos tipos de recompensas praticadas pelasinstituições. Funcionários de faixa etária mais elevada apresentaram maiores médias namotivação. Já os funcionários ocupantes de cargo de chefia e aqueles que recebem algum tipode recompensa extra, além do salário fixo, perceberam índices mais elevados em diversosfatores relacionados à motivação, conforme teorias relacionadas ao estudo. Em termospráticos, este artigo mostra que a gestão com metas e recompensas tem ótimo potencial paraelevar a motivação dos servidores públicos mineiros. Ao identificar os construtos que maisinfluenciam na motivação, ele sinaliza o melhor caminho a ser seguido pelos gestorespúblicos nessa busca.

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