Paradigmas Orientadores da Pesquisa em Administração Pública no Contexto Brasileiro
Informações
Código: APB2246
Divisão: APB - Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 08 - História, Memória e Construção de Agendas de Pesquisa
Autores
Alketa Peci, Agatha Justen Gonçalves Ribeiro, Frederico Bertholini Santos Rodrigues, Marcelo Fornazin
Resumo
Avaliações da produção acadêmica em administração pública (AP) identificam problemasrecorrentes, relacionados com o vale-tudo temático, prevalência do enfoque prescritivo emetodologias precárias de análise. Esta pesquisa busca avaliar a produção acadêmica emadministração pública, no decorrer da década 2000-2010, identificando quais paradigmas orientama pesquisa neste campo. Em termos teóricos, o trabalho resgata a visão paradigmática de Keinert(1992), mas atualiza esta perspectiva, considerando que uma pesquisa orientadaparadigmaticamente expressar-se-á via compartilhamento de orientações cognitivas, solidezmetodológica e existência de autores e instituições que sistematicamente contribuem para o campo.Para tal, o trabalho recorre também à contribuição de Lan & Anders (2000) que aplicaram análisesimilar à produção em AP no contexto norte-americano. As categorias teóricas iniciais buscaramdiagnosticar: a) a orientação cognitiva da pesquisa realizada; b) a análise institucional destacando,especialmente, autores e instituições que sistematicamente contribuem para o campo; e, c) asmetodologias adotadas em termos de estratégias de pesquisa, instrumentos de coleta de dados etécnicas de tratamento de dados. Um total de 592 artigos publicados em periódicos da área deadministração classificados como B1 ou superior (classificação WebQualis/Capes) foramanalisados, por meio da análise de conteúdo com grade mista (KRIPPENDORFF, 2004). Os artigosforam codificados de forma independente, por mais de um pesquisador, de forma a melhorar avalidade dos construtos teóricos. Estatísticas descritivas uni e bivariadas, assim como algumastécnicas, tais como de análise de correspondência, também foram utilizadas para analisar com maiorprofundidade os dados, especialmente, as inter-relações entre as orientações cognitivas,metodológicas e institucionais da produção acadêmica em AP. Os resultados indicam: a) em termosde orientação cognitiva, a prevalência do paradigma Gerencial e da Governança, com contribuiçõesmais modestas de outros paradigmas, mas ainda uma dispersão grande de temas pesquisados e faltade identidade da pesquisa realizada, revelada pela excessiva fragmentação e redundância depalavras-chave; b) em termos institucionais, percebe-se a ausência de números expressivos depesquisadores e instituições que se dedicam sistematicamente à pesquisa em AP; e, c) em termosmetodológicos, a pesquisa diagnostica sérias falhas metodológicas relacionadas, especialmente,com a ausência de especificações sobre os instrumentos de coleta de dados, assim como otratamento e a análise dos mesmos. Paralelamente, o trabalho também revela uma tendência maisrecente de consolidação de novos centros institucionais e um padrão de aproximação das categoriasparadigmáticas de orientação cognitiva por Estado. Concluindo, o trabalho diagnostica a dificuldadede orientação paradigmática de pesquisa em AP, em decorrência de lacunas cognitivas,metodológicas e de obstáculos institucionais, mas também identifica alguns embriões cognitivoinstitucionaisorientados paradigmaticamente, que poderão influenciar o futuro do campo.
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