EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


AS "BIG QUESTIONS" DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA PROPOSTA PARA O CASO BRASILEIRO


Informações

Código: APB475
Divisão: APB - Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 08 - História, Memória e Construção de Agendas de Pesquisa

Autores

Marcello Beckert Zapelini

Resumo

O presente artigo tem por objetivo recuperar o debate ocorrido nos Estados Unidos em torno das big questionsou questões centrais que norteiam o estudo da Administração Pública, para, a partir disso, trabalhar com umaproposta de questões para o caso específico do Brasil. Parte-se do pressuposto de que as condições econômicas,políticas e sociais em que opera a Administração brasileira são de tal ordem que é preciso construir questõesespecíficas para a realidade do país, portanto, é necessário iniciar o debate em torno de quais questõesconstituem uma agenda de pesquisa para a Administração Pública no Brasil. O método consistiu na realização deuma pesquisa bibliográfica, sem pretensão de esgotar o assunto nem tampouco de efetivar um estudobibliométrico sobre o tema; as contribuições de autores brasileiros foram selecionadas buscando-se autoresreconhecidos no tema. O artigo apresenta, como seu quadro teórico, uma síntese das contribuições para o debatesobre as big questions nos Estados Unidos, feitas por Behn, Neumann Jr. e Kirlin, bem como da análise realizadapor Callahan a partir desses trabalhos; observa-se a inexistência de um consenso entre os autores sobre quaisdevam ser essas questões, ainda que se perceba uma concentração dos estudos e debates em determinados temas,como o gerenciamento de organizações públicas, a construção de um campo científico de estudos, as relaçõesentre a Administração e o sistema político da nação, indicando, dessa maneira, que o debate se encontra emaberto. Desenvolve-se também uma análise do papel desempenhado por questões centrais de pesquisa naconstituição de um campo de estudo, observando-se o quanto estas influenciam na formação de uma agenda depesquisa; procurou-se satisfazer a necessidade de justificar teoricamente um estudo das questões centrais para aAdministração brasileira a partir dessa discussão, em que o trabalho passa a focalizar aspectos associados àfilosofia da ciência, sem, entretanto, analisar questões como a constituição de um campo de estudo científico.Dentro desse contexto, como resultado do artigo, desenvolve-se uma proposta de questões centrais para o estudoda Administração brasileira, construída a partir dos eixos propostos no debate norte-americano e desenvolvidacom base em reflexões de estudiosos brasileiros da área. As questões propostas referem-se ao problema daatuação da Administração Pública na sociedade como produtora de bens e serviços e como indutora dodesenvolvimento econômico, à relação entre burocracia e democracia, e ao foco do estudo que deve ser utilizadona área, considerando-se as significativas contribuições dadas por diferentes ciências. Essas questões trabalhamcom aspectos gerenciais, políticos e teóricos e devem ser encaradas como o início de uma discussão maisprofunda a respeito do campo de estudo no Brasil, delimitando-lhe as fronteiras e auxiliando na construção deestratégias de pesquisa. Considera-se que a contribuição do artigo deva ser medida não pelas questões propostas,e sim pela sua capacidade de trazer à discussão questões teóricas que construam uma agenda de pesquisa para aAdministração Pública brasileira.

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