EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Contribuições para um Modelo Integrado de Desenvolvimento dos Arquivos Empresariais Brasileiros


Informações

Código: APB276
Divisão: APB - Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 08 - História, Memória e Construção de Agendas de Pesquisa

Autores

Diego Maganhotto Coraiola

Resumo

No presente trabalho argumenta-se que a realização de pesquisas históricas no âmbito dosestudos organizacionais e o desenvolvimento de trabalhos sobre a história da Administraçãono Brasil dependem da existência e disponibilidade de arquivos empresariais e de negócios.Os investimentos brasileiros na recuperação, agrupamento e preservação dos arquivos deempresas são recentes quando comparados às iniciativas desenvolvidas por outros países.Embora se tratem de arquivos de negócios, ou arquivos empresariais, os maiores esforços parasua preservação estão concentrados, por um lado, na atuação do Estado e, por outro, notrabalho desenvolvido por fundações e universidades. A ação do poder público se estendedesde a legislação sobre os arquivos nacionais até a criação de unidades e o desenvolvimentode ações para a preservação desses arquivos. Neste último caso, além da documentaçãoprópria e relativa às empresas públicas, documentos privados são também preservados namedida em que sejam declarados de importância histórica e social. As fundações euniversidades brasileiras também há muito desenvolvem papel relevante nesse processo,mantendo grande conjunto de documentos e registros históricos sobre empresas e empresáriosbrasileiro. Por último, há que se considerar a atuação das próprias organizações geradorasdesses registros e as ações e projetos que elas desenvolvem no sentido de garantir apreservação da história e memória corporativas, projetos estes que têm crescido bastante emnúmero nos últimos anos. Apesar das ações realizadas por estes três grandes atores no sentidode resgatar e preservar os documentos e arquivos relativos aos negócios e à atuação dasempresas e empresários brasileiros, em sua maioria essas atividades se realizam de modofragmentado, a partir de interesse particular de cada instituição, pouco conectadas umas dasoutras em seus propósitos e objetivos, com recursos e financiamentos próprios e comamplitude e relevância restritas do ponto de vista do interesse da sociedade e dospesquisadores. No sentido de contribuir para tornar as ações dessas instituições mais efetivas,apresentou-se análise das responsabilidades principais associadas a cada um dos atoresenvolvidos e uma série de possibilidades de atuação integrada por meio de projetos einiciativas conjuntas que possuem como propósito último a construção de política e sistemade arquivos empresariais brasileiros. Ainda que não se trate de produto acabado, a propostaapresentada possui como principal objetivo incentivar e orientar o desenvolvimento de açõesfuturas voltadas à construção de política e sistema integrados de arquivos empresariaisbrasileiros.

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