Abordagem Integradora da Inovação em Serviços no Distrito Federal: a Regulação de Internação em UTI
Informações
Código: APB1728
Divisão: APB - Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 06 - Organização e Gestão de Serviços Públicos
Autores
Dagomar Henriques Lima, Eduardo Raupp de Vargas
Resumo
O objetivo deste artigo é descrever o processo de inovação desenvolvido ao longo daimplantação da regulação da internação em unidades de terapia intensiva (RIUTI) no DistritoFederal (DF). Partindo da abordagem integradora da teoria da inovação em serviços, oprocesso de inovação foi estudado considerando a RIUTI no DF como um feixe de cincoserviços elementares constitutivos. A pesquisa de campo, realizada em 2010, abrangeu 35entrevistas semi-estruturadas com gestores/especialistas da Secretaria de Estado de Saúde doDF, bem como profissionais médicos e não médicos na central de regulação e em seisestabelecimentos de saúde públicos e privados, sobre a dinâmica do processo de inovação, asrelações entre os atores envolvidos, seus conflitos e expectativas. Os dados passaram poranálise de conteúdo assistida por software, porém privilegiando o significado social dosdiscursos de indivíduos e de grupos, em contraposição à quantificação e fragmentação dotexto, como forma de captar a diversidade dos processos de inovação e proporcionar suacompreensão contextualizada. Os modos de inovação, as lógicas de serviço e as operações deserviço envolvidas na RIUTI foram descritos nos cinco serviços constitutivos, em sete UTI ena Central de Regulação. Baseando-se no conceito de inovação como variações noscomponentes de vetores de características dos produtos dos serviços, foi possível identificar adiversidade e variedade dos processos de inovação nos diferentes serviços e estabelecimentos.O processo de inovação em RIUTI revelou-se principalmente incremental e por formalização,com a ocorrência de inovação radical, pela criação de três novos serviços no sistema públicode saúde do DF, e de mercado, nos estabelecimentos privados contratados. As interações entreo vetor de competências dos clientes [C’] e os vetores de competências diretas dos prestadores[C] e das características técnicas do serviço [T] foram responsáveis pela produção deinovações incrementais e de melhoria. Essa constatação acrescenta evidência sobre aimportância da participação dos clientes nos processos de inovação no setor de serviços. ARIUTI segue uma lógica de intervenção solicitada, com interatividade fraca, por meio deoperações de serviço principalmente informacionais. O setor público apresentou-se comoprotagonista do processo de inovação, induzindo também inovações no setor privado,necessárias para viabilizar a inserção desses estabelecimentos na RIUTI. Esse fato acrescentaevidência sobre a importância de se incluir o setor público nos modelos que descrevem outentam explicar certos processos localizados de inovação. O modelo conceitual do processo deinovação em RIUTI descreve mudanças significativas nos procedimentos de acesso ao serviçode internação em UTI. Foram constatadas melhorias expressivas na equidade de acesso. Noentanto, permanecem obstáculos estruturais e de gestão que impedem avanços adicionais naintegralidade da atenção em saúde no DF.
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