EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE: O CASO DE TRÊS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS


Informações

Código: APB2383
Divisão: APB - Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 01 - Estado, Sociedade, Governo e Administração Pública

Autores

Marcus Vinicius David, Luiz Gonzaga de Castro Júnior, Marcos Tanure Sanábio, Daniel Magalhães Mucci

Resumo

O presente estudo teve por objetivo delinear as articulações e interfaces das universidadespúblicas brasileiras, considerando a tríade Estado, oligarquia acadêmica e mercado, na buscade conhecer e aprofundar os conflitos e interesses envolvidos. Especificamente, buscar-se-ádesvendar, por meio do discurso dos gestores como eles explicam a realidade da organizaçãouniversitária, concernentes à um contexto de maior interação com a sociedade. Para alcançarestes propósitos foi apresentada as mudanças das universidades no Brasil, processadas nosgovernos Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva,especialmente, no que se refere às novas interações que as universidades passaram a ter com oambiente. Neste contexto, resgataram-se os estudos de Drèze e Debelle (1968), Clark (1983) eKerr (2005) que ofereceram elementos para uma compreensão crítica das concepções deuniversidade, suas múltiplas interfaces com o ambiente e as forças que atuam sobre elas,influenciando em sua gestão e organização. Outros autores mencionados foram: Sguissardi2005; Trindade, 2001; Martins 2006; Catani e Oliveira, 2002; Velloso, 2002 e Calderón,2002. A realidade empírica focalizada no trabalho refere-se a estudos de caso múltiplosrealizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Federal deJuiz de Fora (UFJF) e na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os dados foram obtidospor meio de entrevistas com os gestores das universidades. Os resultados indicam que asuniversidades brasileiras sofrem intensa ação coordenadora do Estado, estando, porém emprocesso de ampliação das suas interações com o mercado. Pode-se observar, na comparaçãodas três universidades, que a UFMG apresenta um estágio mais avançado que a UFJF e aUFU, no processo de aproximação com o mercado. Entretanto, as duas universidadescompreendem a importância desta aproximação e realizam esforços para viabilizar novasparcerias. Foi possível observar também que, nas universidades estudadas enfraqueceram-seas resistências ao processo de aproximação com as empresas, por meio de uma amplanegociação política com os grupos antagônicos e em função da harmonização entre osinteresses do mercado e das lideranças acadêmicas. O poder do Estado faz emergirsistematicamente ações a serem concretizadas pelas universidades no seu esforço de realizarmudanças sociais. Em suma, o Estado estabelecendo macro políticas que permitam asuniversidades interagirem com a sociedade e o mercado, a oligarquia acadêmica liberta eliberada das amarras conservadoras e o mercado demandando os saberes e poderes dauniversidade, cria-se, assim, as condições para um novo agir das universidades, fundados emnovas concepções.

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