EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Instrumentos de Mensuração dos Tipos Estratégicos: Uma Análise Comparativa no Contexto do Alinhamento Estratégico entre Negócios e Tecnologia da Informação


Informações

Código: ADI391
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 07 - Metodologias, Métodos e Técnicas

Autores

Eduardo Henrique Rigoni, Norberto Hoppen

Resumo

O desenvolvimento de instrumentos de medida e de coleta de informações adequados é umdos desafios das Ciências Sociais. Analisando as pesquisas no contexto do AlinhamentoEstratégico entre negócios e Tecnologia da Informação nas organizações, verifica-se autilização de instrumentos qualitativos e quantitativos para a mensuração de tipos ouorientações estratégicas adotadas (Miles & Snow, 1978; Sabherwal & Chan, 2001),fundamentais para a consecução destas estratégias. Assim, o que motivou esse trabalho foi aseguinte questão de pesquisa: será que as duas operacionalizações do construto de tiposestratégicos, um de natureza qualitativa e outro de natureza quantitativa, geram resultadosconvergentes?A fim de responder essa questão três instrumentos foram empregados. Doisdeles foram adaptados da literatura de tipos estratégicos: o do parágrafo descritivo (qualitativoe clássico) e o STROBE (quantitativo e mais recente). O terceiro instrumento criado foidesenvolvido especificamente para mensurar a importância da maturidade do AlinhamentoEstratégico e teve seus elementos mapeados teoricamente para os tipos estratégicos datipologia de Miles e Snow. Os três instrumentos foram aplicados no setor financeiroresultando em uma amostra de 172 unidades de negócios. Fazendo uso do instrumento deimportância de AE como critério externo e empregando correlações de Pearson, identificou-seque o instrumento de parágrafo descritivo mostrou-se mais adequado para a mensuração deorientações estratégicas do que o instrumento STROBE. Uma possível explicação para esseresultado pode ser atribuída ao fato de que o método de parágrafo descritivo é mais adequadopara identificação de estratégias realizadas enquanto que o método STROBE é mais indicadopara estratégias intencionadas. Outro aspecto a ser levado em conta é o fato de que a tipologiade Miles & Snow (1978) tem como principal dimensão a taxa pela qual organizações alteramseus produtos ou mercados. Essa dimensão, embora contemplada no instrumento STROBE,não é considerada a principal dimensão e sim apenas mais uma (Proatividade) entre outrascinco (Defensividade, Aversão ao risco, Agressividade, Análise e Perspectiva futura). Estefato faz com que o principal aspecto da tipologia de Miles e Snow tenha seu peso diluído nacaracterização da estratégia. Por esses motivos e pelo fato do parágrafo descritivo já ter sidoempregado em uma quantidade de estudos muito maior do que o método STROBE, pode-seconsiderar que esse método seja mais adequado à classificação de orientações estratégicas doque o método STROBE. Pelo fato da abordagem STROBE ser a abordagem mais recentedentre todas as abordagens de classificação de tipos estratégicos da tipologia de Miles eSnow, sugere-se que sejam realizados outros estudos levando em consideração essaabordagem.

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