EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Redes Bayesianas no Monitoramento Antecipativo do Ambiente de Negócios: um estudo de caso em um ambiente simulado de gestão


Informações

Código: ADI1837
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 06 - Processo Decisório e Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)

Autores

Alexandre Del Rey, Ronaldo Zwicker

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar a viabilidade da aplicação de Redes Bayesianas em um sistemade apoio a tomada de decisão na interpretação de sinais fracos. Tal avaliação quantitativa deu-senum estudo de caso em ambiente virtual conhecido como laboratório de gestão. Na literaturaespecializada, o monitoramento antecipativo do ambiente de negócios é uma atividade muitovalorizada para a tomada de decisões nas organizações. Neste contexto, antecipar-se àsoportunidades e ameaças do mercado e mobilizar a organização para a ação contribui para asobrevivência e o sucesso no longo prazo. O processo estruturado de monitoramento estratégicodo ambiente ajuda observar sinais fracos e gerar informações importantes para a tomada dedecisão estratégica. As técnicas disponíveis para a identificação e interpretação de sinais fracoscomo a análise de cenários, a criação coletiva de sentido e o método Delphi são de caráterqualitativo e subjetivo e, desta forma, suscetíveis a vieses comportamentais. Neste sentido autilização de técnicas quantitativas em combinação com as primeiras mostra ser um caminhopromissor para esta finalidade. Neste estudo apresentou-se o conceito de Redes Bayesianas(NADKARNI & SHENOY, 2001; SUN & SHENOY, 2006; ALBA & MENDOZA, 2007), e umaproposta de utilização destas redes (MICHAELI & SIMON, 2008; DEL REY & ZWICKER,2010) em Inteligência Competitiva para identificação e interpretação de sinais fracos (ANSOFF,1975; BLANCO & LESCA 1998). Nesse contexto, buscou-se calcular a demanda potencial demercado por meio da análise de dados públicos em um ambiente simulado de gestão(STERMAN, 2000; SAUAIA, 2010). Neste estudo de caso utilizou-se a metodologia de redesbayesianas para a leitura de sinais fracos proposta por Del Rey e Zwicker (2010) e a regressãologística para relacionar variáveis mercadológicas como preço, gastos em marketing e gastos empesquisa & desenvolvimento com a geração de demanda potencial, como estudado por Souza eSauaia (2010). Com base nestas referências, o artigo apresenta a modelagem passo a passo deuma rede bayesiana para a inferência de demanda futura utilizando dados e informações de umambiente simulado de tomada de decisão. A construção permitiu avaliar alguns dos potenciaisbenefícios do uso de redes bayesianas em um sistema de apoio a decisão. A rede bayesianapermite inferências bi-direcionais (OZBAY & NOYAN, 2006), ou seja, pode ser utilizada parainferir as variáveis dependentes com base nas informações sabidas ou estimadas das variáveisindependentes ou vice-versa, isto é, inferir as variáveis independentes com base nas informaçõesdas variáveis dependentes. Mais que isto, um modelo de redes bayesianas pode utilizar umaabordagem mista com informações tanto das variáveis dependentes como independentes. Oestudo mostrou ser viável a aplicação das redes bayesianas para a previsão de demanda emambientes simulados de gestão. O caso apresentado permite também visualizar cuidadosespeciais necessários para modelar a complexidade inerente de sistemas dinâmicos em ambientesde negócios.

Abrir PDF