Modelagem Multicriterial Aplicada a Problemas de Regulação em Áreas Portuárias Privatizadas
Informações
Código: ADI461
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 06 - Processo Decisório e Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
Autores
Ivan Ricardo Gartner, Carlos Henrique Rocha, Sérgio Ronaldo Granemann
Resumo
Neste trabalho, foi feita uma proposta de modelagem multicriterial aplicada a problemas deregulação em áreas portuárias privatizadas, tratando especificamente de apresentar umametodologia para hierarquização de áreas com fins de rateio de investimentos em questões dearrendamento. O modelo para hierarquização de áreas portuárias foi construído considerandoseelementos de diferenciação de atratividade, segundo uma estrutura decisória complexa, talqual ocorre no cotidiano das atividades de regulação. As decisões no âmbito dessasinstituições são de natureza multidisciplinar, envolvem julgamentos de valor socioeconômico,global dos critérios, de são de complexa ou pouco provável mensuração econômica,envolvem maior número de atores, cujas responsabilidades não são claras, apresentam muitosgrupos de interesses com objetivos conflitantes e requerem soluções de compromisso. Diantedessas circunstâncias, os métodos multicriteriais de análise de decisão (MMAD) mostram-semais apropriados para os processos de modelagem, pois além de tratar dessa complexidadedecisória exacerbada, cumprem com outros requisitos técnicos de processos de avaliação noâmbito público, como diferenciação entre a magnitude e importância dos critérios de análise,explicitação dos critérios para a determinação da importância, abordagem qualitativa daimportância, utilização da opinião pública e de outras formas de consulta e possibilidade deagregação dos critérios. O problema de avaliação que corresponde à hierarquização de áreasportuárias é do tipo Gama, segundo o qual propõe-se uma estrutura classificatória, cujacomplexidade decisória é coletivamente exaustiva no nível das possibilidades de atratividadedas áreas disponíveis para arrendamento. Dessa forma, o modelo proposto foi concebido paraque sejam avaliadas, num único sistema de avaliação, tantas áreas portuárias quantas houver,sem que haja prejuízo da qualidade da análise. O processo de modelagem contou com aparticipação de técnicos e gerentes em regulação da Antaq, bem como de pesquisadoresespecializados na temática, tendo sido adotado como procedimento quantitativo a conjugaçãodo método de análise hierárquica (AHP) a procedimentos de normalização, o que resultou naconstrução do sistema de classificação de áreas portuárias, segundo escalas próprias deatratividade. O modelo foi integralmente desenvolvido na plataforma Excel e demonstrou serde fácil assimilação e uso. O exemplo apresentou uma situação contendo cinco áreashipotéticas a serem arrendadas, sendo que no final do processo os analistas se limitaram aassinalar o desempenho correspondente à área em cada um dos critérios, com a identificaçãoinstantânea da repercussão de suas escolhas na classificação final das áreas e na parcelacorrespondente do investimento para fins de arrendamento. Tais resultados foramsatisfatórios, sendo que os técnicos e gerentes de regulação envolvidos foram unânimes emafirmar que os MMAD passarão a ser considerados em muitos de seus processos analíticos edecisórios.
Abrir PDF