Inovação Aberta em um processo de Terceirização de TI: Análise de um caso de Inovação de Processo no Setor Automotivo
Informações
Código: ADI2881
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 05 - Governança e Gestão de Tecnologia da Informação
Autores
Jaciane Cristina Costa, Antonio Carlos Gastaud Maçada
Resumo
Atualmente é inegável o aumento do interesse e do volume de Terceirizações deTecnologia da Informação (TI). De outro lado temos também um tema muito pesquisa ainovação. Alguns autores, revistas e profissionais da àrea de TI tem levantado a possibilidadede relação entre tais conceitos ou seja, que a terceirização de TI pode alavancar a capacidadeinovativa das empresas. Dada esta interessante relação, que foi abordada neste artigo, oobjetivo desta pesquisa analisar se a terceirização de TI pode alavancar inovações na empresacliente, ou seja contratante do serviço de TI terceirizado. A terceirização de TI significaentregar a terceiros o gerenciamento de ativos, recursos ou atividades de TI para atingirresultados requeridos. A inovação aberta trata que a pesquisa e o desenvolvimento (P&D)podem ser tratados como um sistema aberto. Inovação sugere que idéias valiosas podem virde dentro ou fora da empresa e pode ir ao mercado tanto pela empresa quanto de fora daempresa. Esta abordagem coloca idéias e meios externos de ir ao mercado com o mesmo nívelde importância que o reservado para idéias e caminhos internos para o mercado. Pararesponder ao objetivo desta pesquisa foi realizado um estudo de caso, em uma empresamultinacional do setor automotivo que faz uso do terceirização de TI. Por ser um estudoexploratório, utilizou-se técnicas qualitativas de análise de dados. Foram entrevistados ogerente de TI; o gerente de logística, que demandou o desenvolvimento do sistemaespecialista; um analista de logística; um supervisor de logística; e um analista do setor de TIda empresa cliente. Como resultado foi verificado que sim, nesta caso a terceirização de TIalavancou uma inovação na empresa cliente, utilizando inclusive conhecimento da mesma.Trata-se então de uma inovação aberta pois houve um fonte externa facilitadora, e houveexternalização de tecnologia quando a empresa cliente passou se conhecimento para odesenvolvimento e; a exploração de tecnologia quando a empresa cliente utilizou de umconhecimento prévio do fornecedor de serviços de TI, que já tinha desenvolvido um softwaresemelhante para o setor de varejo. A principal contribuição da pesquisa é mostrar um casoreal em que a terceirização de TI gerou uma inovação de processo. Outra contribuição éapresentar um caso brasileiro e de certa forma evidenciar que precisamos de mais pesquisasque envolvam terceirização de TI e Inovação. Como limitação da pesquisa temos: a) o fato docaso ser único e; b) a pesquisa ter se desenvolvido apenas sobre o ponto de vista apenas daempresa contratante dos serviços de TI. As sugestões para pesquisas futuras são: a) realizarmais estudos de caso com o mesmo instrumento de pesquisa; b) pesquisar casos com aempresa contratante e empresa fornecedora de serviços de TI; c) desenvolver uma survey comempresas que terceirizam TI para que os resultados possam ser replicavéis.
Abrir PDF