As Relações entre o Alinhamento Estratégico e a Terceirização de Serviços de TI
Informações
Código: ADI1215
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 05 - Governança e Gestão de Tecnologia da Informação
Autores
Samuel Otero Schmidt, Edmir Parada Vasques Prado
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as relações entre os modelos de alinhamentoestratégico e a terceirização de serviços de Tecnologia de Informação, e possui três objetivosespecíficos: (1) Descrever o papel da Área de TI nas organizações, os modelos dealinhamento estratégico da TI e os modelos de terceirização de serviços de TI adotados nasorganizações; (2) Identificar a relação entre os fatores internos e externos à organizaçãonesses modelos; (3) Identificar a relação entre o alinhamento estratégico de TI e os modelosde terceirização adotados. Como referencial teórico utilizou-se alguns frameworks conhecidosna literatura: Grid Estratégico (MC FARLAN et al, 1984); Modelos de Terceirização(COHEN; YOUNG, 2006); e Modelos de Alinhamento Estratégico (HENDERSON;VENKATRAMAN, 1993). Também como referencial, utilizou-se para analise das relaçõesdos fatores internos e externos e os modelos alinhamento estratégico e os modelos deterceirização: Fatores Externos (CRISTOFOLI et al, 2010); e Fatores Internos (SMITH et at,1998; SAUNDERS et at, 1997). A metodologia utilizada foi de estudos de múltiplos casoscomparando o papel da Tecnologia de Informação (TI) nas empresas, o modelo dealinhamento estratégico e os modelos de terceirização adotados. Este estudo caracteriza-sepor ser exploratório, onde a unidade de análise é o modelo de terceirização de serviços de TI.O escopo da pesquisa abrange duas empresas de grande porte do setor privado que atuam emdiferentes setores econômicos, com negócios e operações no mercado brasileiro. As empresasforam escolhidas, através de uma pré-classificação da importância atribuída a TI em que sóforam selecionadas empresas que atribuíam importância operacional ou estratégica. Os dadosforam coletados, entre 2010 e 2011, por meio de entrevistas, as quais foram realizadas juntoaos gerentes, analistas e coordenadores responsáveis pela área de TI, ou pela gestão dosserviços terceirizados como gerentes de relacionamento com fornecedores ou analistasresponsáveis pela análise de processos de terceirização. Em ambas as empresas há umaquantidade grande de fornecedores de TI e há um processo de alinhamento estratégico de TIformalmente estabelecido. Desta forma, foi possível analisar diversas características dosmodelos de alinhamento estratégico e dos modelos de terceirização, tão como a influencia defatores externos e internos das organizações sobre esses modelos. Esses dois estudos de casosmostraram que diferentes perspectivas de alinhamento estratégico de TI podem estarassociadas a estratégias de terceirização de serviços. A pesquisa contribuiu para oentendimento do fenômeno da terceirização e ao processo de alinhamento estratégico entre TIe negócio ao identificar que: O modelo de alinhamento estratégico possui relação com o graude terceirização adotado e o papel da Área de TI; Fatores externos e internos estãorelacionados ao modelo de alinhamento estratégico de TI e, também, indiretamente aosmodelos de terceirização; e o modelo de alinhamento estratégico adotado está associado aomercado em que empresa atua.
Abrir PDF