EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Percepções Distintas sobre Alinhamento Estratégico de Tecnologia da Informação em Empresas de Tecnologia: "Casa de Ferreiro Espeto de Pau!"


Informações

Código: ADI924
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 05 - Governança e Gestão de Tecnologia da Informação

Autores

Maria Conceição Melo Silva, Jairo Simião Dornelas

Resumo

Discute-se com fervor a existência e a pertinência do alinhamento estratégico entrenegócio e tecnologia da informação em diversos fóruns. Correntes idolatram-no e o tornamnecessário às empresas (LUFTMAN, 2004); contra-correntes vêem-no como um esdrúxulocomponente de mera ratificação de investimento (CIBORRA, 1997). Quando se vai aopragmatismo das empresas que têm características leves (LAUDON; LAUDON, 2007), comoas pequenas e microempresas (PME), em especial aquelas que têm como produto a própriatecnologia da informação, percebem-se diversas acepções para o termo e diversas visões sobrea sua essência funcional. Mirando este foco, qual seja, entender como as empresasenquadradas no critério acima portam-se com a vivificação do tema, executou-se este estudo,fase inicial de uma pesquisa mais ampla, que visou justamente resgatar qual a percepção queempresas leves e produtoras da área de tecnologia da informação (TI), têm deste tema vis-àvisum maior desempenho no cenário competitivo. A fim de empreender em campo estainvestigação, utilizou-se do método quantitativo e lançou-se mão de uma estratégia survey emum cluster de empresas de base tecnológica produtoras de software para clientes diversos. Aamostragem, quase censitária, considerou um estrategista respondente por empresa mediante aaplicação de um questionário auto-administrado composto pelas variáveis estratégiaempresarial, planejamento estratégico empresarial, tecnologia da informação e sistemas deinformação e planejamento estratégico da tecnologia da informação. Os resultados foramtabulados em visão analítica simples e mostram algumas surpresas e alguns vieses típicos dosegmento, mas permitem inferir visões divergentes, as quais subsidiam o antagonismoepistemológico inicialmente citado. Foi possível encontrar as combinações que as empresasdenotam quanto à existência do planejamento estratégico empresarial e o planejamentoestratégico da tecnologia da informação, uma vez que as empresas de software participantesda pesquisa poderiam aumentar sua ênfase em estabelecer planos para a organização com aparticipação de diversas áreas, com cronogramas de acompanhamento e sessões quepossibilitassem a interação de todos na empresa com os planos, permitindo o estabelecimentode novas metas para o negócio, reforçando também o entendimento de que o setor possuitraços de não utilizar o planejamento estratégico da tecnologia da informação comoferramenta de gestão associada ao seu negócio. A razão maior de empreender estelevantamento foi buscar desmistificar um tema dado como crucial e necessário para asgrandes empresas (e consultores de TI) e o seu aparente ostracismo para as empresas menores(e operários de TI), quiçá um desalinhamento. Tais contradições mostraram também anecessidade de continuar estudando com cuidado esta transposição acrítica de conceitosglobais.

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