O Papel das Incubadoras na Formação e Desenvolvimento das Comunidades de Prática
Informações
Código: ADI1473
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 04 - Gestão do Conhecimento (GC)
Autores
Débora Cristina Melo de Góes, Maria Conceição Melo Silva, Jefferson David Araujo Sales, Isabela Neves Ferraz, Marcilio Ferreira Junior
Resumo
Atualmente as empresas estão inseridas em um novo cenário constituído de mudanças radicaise decisivas, em que o conhecimento se tornou um dos principais fatores de desenvolvimento,baseando-se no capital intelectual. Neste novo cenário, as comunidades de prática (CdPs)agem na criação e disseminação desse conhecimento, garantindo o diferencial competitivopara a organização e a produção coletiva de resultados. Diante dessas mudanças, asorganizações buscam maneiras de incentivar a criação das CdPs tendo como foco os produtosou processo organizacional, propiciando um ambiente inovador e de expansão doconhecimento, assim como transferi-lo para o restante da empresa. As incubadoras tambémestão assistidas pelas abordagens organizacionais e, numa primeira perspectiva, sãoresponsáveis por fornecer subsídios para que as empresas incubadas cresçam e desenvolvamseus negócios. Contudo, a noção da aplicação e do desenvolvimento das comunidades deprática ainda não é tão evidente nesse tipo de arranjo produtivo. Esta pesquisa teve comoobjetivo verificar de que maneira as incubadoras sergipanas apóiam e contribuem para aformação e desenvolvimento das comunidades de prática, na ótica dos empreendedores dasempresas incubadas através de um estudo de múltiplos casos em duas Incubadoras de Sergipe:CISE e I-TEC. Para a fundamentação da pesquisa foi feito um levantamento teórico deassuntos como gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, comunidades deprática e incubadoras. As comunidades de prática, foco do estudo, representam um meio decriação, compartilhamento e aplicação do conhecimento. Para o desenvolvimento do trabalhoforam realizadas pesquisas exploratória e descritiva, a primeira através de uma pesquisa decampo que coletou informações e observou às organizações objeto do estudo; e na segunda,foi feita uma pesquisa de caráter qualitativo se utilizando de um roteiro de entrevista semiestruturado,aplicado a quatro gerentes e duas coordenadoras das empresas incubadas. Osresultados encontrados apontaram que as empresas incubadas apresentam uma CdP emdesenvolvimento de forma individualizada, já que promovem o compartilhamento doconhecimento e das experiências em encontros periódicos, através de reuniões e treinamentos.No tocante às incubadoras, conclui-se que elas não fomentam o surgimento das comunidadesde prática nas empresas incubadas, pois não existe uma cultura organizacional da incubadoraem promover encontros períodos entre as empresas, que promovam o desenvolvimento e ocompartilhamento das idéias, elementos que constituem uma CdP.
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