Aceitação do Outsourcing Enquanto Estratégia de Gestão do Conhecimento
Informações
Código: ADI1313
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 04 - Gestão do Conhecimento (GC)
Autores
Pedro Jácome de Moura Junior, Pablo Ramon de Lima Pinheiro, Guilherme Ataíde Dias
Resumo
O conhecimento já é percebido pelos gestores como de fundamental importância para asobrevivência das suas organizações. Saber onde está o conhecimento e quem o detém, sabero que se sabe e mesmo o que não se sabe, mas que se deveria saber, são questões de ordempara empresas que valorizam a gestão do conhecimento como uma atividade capaz decontribuir significativamente para o alcance das metas organizacionais. Contudo, fatoresinternos representam entraves à introdução e efetiva condução dessa matéria nasorganizações. Investigam-se as causas dos fracassos, discutem-se os fatores de sucesso,buscam-se definir quadros de referência para a implantação sistemática de programas degestão do conhecimento, mas ainda há sensíveis dificuldades em lidar-se com tal questão. Asolução para as dificuldades pode estar na utilização de serviços de empresas especializadas,como parceiros externos, para auxílio neste tipo de gestão, ou seja, implementando-se agestão do conhecimento pela via da terceirização. Calcado na abordagem teórica da firmabaseada em recursos, este estudo procura avaliar a medida em que os gestores aceitariam aimplantação e condução da gestão do conhecimento nas suas organizações por intermédio deempresas terceirizadas. A partir da definição de um modelo conceitual de pesquisa, busca-seresponder à questão: é possível que os gestores aceitem terceirizar a gestão do conhecimento,uma vez que entendam a dificuldade de realizar essa atividade somente com recursospróprios? Tal empreendimento utiliza-se da literatura em gestão do conhecimento e emoutsourcing (ou terceirização), procurando destacar pontos de interseção entre as disciplinas epropõe um modelo conceitual de pesquisa que sintetiza a rationale adotada, entre as diversasáreas do conhecimento envolvidas. O modelo conceitual é submetido à validação empírica dasproposições contidas na terceirização da gestão do conhecimento e os resultados sãoanalisados com o uso de comparações par-a-par do método determinístico de decisão commúltiplos atributos e análise de conteúdo. Entre os achados, observou-se homogeneidade dosrespondentes quanto à aceitação do risco da gestão do conhecimento terceirizado, restrita peloreceio da perda de habilidades e competências bem como pela inadequação do provedor emmanter-se atualizado. De um ponto de vista teórico, observou-se no relacionamento entre doistemas (gestão do conhecimento e outsourcing) uma extrapolação de conceitos sedimentadoscomo Knowledge Process Outsourcing (KPO) e Business Process Outsourcing (BPO). Estaextrapolação gera provocações sobre a assunção de que a terceirização seja apropriada apenaspara áreas ou funções que possam ser suficientemente roteirizadas, descritas e comportadasem um escopo pré-definido. Como contribuição à prática, constatou-se entre os gestores umaintrodução à formalização da temática “conhecimento” enquanto matéria a gerir.
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