EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Modelo de Referência para Avaliação de Portais Turísticos com Suporte a Gestão do Conhecimento


Informações

Código: ADI1133
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 04 - Gestão do Conhecimento (GC)

Autores

Alexandre Augusto Biz, José Leomar Todesco, Gregório Jean Varvakis Rados

Resumo

A Organização Pública de Turismo exerce a função do Estado em fomentar atividade turísticaem seu destino turístico. Fomentar significa definir políticas públicas quanto à promoção dodestino turístico, o estímulo na abertura de novos prestadores de serviços turísticos e nãoturísticos, a inserção tecnológica e o desenvolvimento de ações para a gestão de destinosturísticos por meio dos portais turísticos (websites) de gestão pública. O objetivo desse artigoé apresentar um modelo de referência para avaliação de portais turísticos com suporte à gestãodo conhecimento. Utilizou-se o método de pesquisa triangular mediante a comparaçãocruzada entre a construção de um modelo de referência de avaliação de portais turísticos comsuporte à gestão do conhecimento baseado em conceitos e modelos de sistemas de informaçãoe de gestão do conhecimento, na mensuração de indicadores quantitativos desenvolvidos apartir do comparativo de três modelos de análises de portais turísticos e do modelo referencialde portal turístico, e na mensuração do instrumento qualitativo construído a partir do modelode representação de fluxo de informação, no domínio da integração de sistemas deinformação, no modelo de ciclo de vida do conhecimento e no modelo de arquitetura dagestão do conhecimento. Para validação desse modelo foram analisados vinte e nove portaisturísticos gerenciados por Organizações Públicas de Turismo do Brasil, sendo vinte e seteEstaduais (incluso Distrito Federal) e dois do Ministério do Turismo sendo, um destinado aomercado brasileiro e outro destinado ao mercado internacional. Como resultado, afirma-se queos portais turísticos analisados não foram arquitetados para dar suporte à gestão doconhecimento e que é subutilizado enquanto ferramenta estratégica de gestão de destinosturísticos. O processo de obtenção de informação ficou restrito às pesquisas realizadas pelaOrganização Pública de Turismo ou por terceiros, sendo que o tratamento era realizado sem autilização de ferramentas de gestão como, por exemplo, as ERP refletindo na ausência demapas e modelos de conhecimento. No processo de armazenamento também não foramutilizados sistemas que permitiam a gestão dos documentos e tampouco repositórios deconhecimento. Em muitos casos, os conhecimentos ficavam restritos aos departamentos daOrganização Pública de Turismo sem a ocorrência da socialização seja intra ou entreorganização. A ausência de ferramentas de tecnologia de informação e comunicaçãoimpossibilita a eficácia do acompanhamento na distribuição e uso dos conhecimentos. Emsuma, os portais turísticos das Organizações Públicas de Turismo não apresentaram umaestrutura que desse suporte à gestão do conhecimento. Em relação ao modelo propostomostrou-se ser válido e os resultados obtidos permitiram uma reflexão por parte dasOrganizações Públicas de Turismo de todas as instâncias de governança e das organizaçõesprivadas da necessidade de reverem suas estratégias de gestão dos destinos turístico.

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