GESTÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: UMA VISÃO DA ACADEMIA
Informações
Código: ADI831
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 04 - Gestão do Conhecimento (GC)
Autores
Andrea Cherman, Sandra Regina da Rocha-Pinto
Resumo
A gestão do conhecimento [GC] tem sido um tema de interesse crescente na área de gestãoempresarial (Scarbrough e Swan, 2001a). Tanto a rápida emergência do conceito quanto aadoção da gestão do conhecimento pelos acadêmicos e profissionais nas organizações, nocontexto internacional, foram analisadas por Scarbrough e Swan (2001a, 2001b) por meio domodelo de modas e modismos de gestão empresarial, de Abrahamson (1991, 1996). Moda emodismo são termos empregados para descrever a difusão de tecnologias administrativas queprocuram racionalizar ou otimizar o desempenho organizacional, porém caracterizados pelaimitação como principal fator de impulsão à sua adoção. Assim, Abrahamson (1991) utilizaseda teoria da difusão da inovação de Rogers (2003), com o objetivo de analisar a difusão erejeição de determinadas tecnologias de gestão e estabelecer um modelo que caracterize osfatores determinantes e impulsionadores das modas e dos modismos da gestão empresarial.Ao se observar as tecnologias de gestão empresarial, que emergiram desde a década de 80,torna-se relevante investigar o quanto a adoção de uma inovação diz respeito, de fato, a umanecessidade no complexo contexto competitivo pós-industrial ou se é, apenas, uma imitaçãoda moda de gestão empresarial. Essa relevância relaciona-se tanto ao contexto prático dasorganizações e de seus administradores, que adotam as práticas de gestão, quanto para aacademia, na medida em que essa instituição funciona como produtora e difusora dessasmesmas práticas. Desse modo, este trabalho objetiva replicar e analisar o trabalho deScarbrough e Swan (2001a), acerca da difusão e adoção da gestão do conhecimento, nocontexto brasileiro. Para tanto, foi realizada a revisão dos artigos apresentados no principalcongresso nacional da área de administração, EnANPAD, desde o ano de 1998 até 2010,última edição do evento. No decorrer desses treze anos, foram produzidos 163 artigos noscampos de conhecimento e aprendizagem organizacionais, sendo sessenta e quatro em GC. Osresultados, nesta pesquisa, sugerem que a gestão do conhecimento no Brasil não se originoudas modas dos sistemas integrados de informação. E, se a GC teve origem em um movimento(ou moda), tal fenômeno parece mais ligado à área de estratégia (pela corrente da VisãoBaseada em Recursos e Visão Baseada em Conhecimento) e aos estudos organizacionais(através das competências individuais e organizacionais, e das novas estruturas em rede emodelos de gestão descentralizada). A produção acadêmica neste campo ainda não parece terse esgotado definitivamente nem ter dado lugar a outro movimento, o que caracterizaria umamoda. Ainda assim, algumas características componentes do modelo de moda de gestão estãopresentes, e são os aspectos relacionados à difusão dos conceitos de GC entre os grupos deinteresse e suas tentativas de apropriação e legitimação do discurso por cada grupo. Por umlado, os vários discursos facilitam e amplificam a difusão do movimento. Por outro, elestornam a gestão do conhecimento um campo complexo, ambíguo, fragmentado e de difícilgerenciamento, justamente em função desta interação complexa entre as áreas daadministração.
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