QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DE UM DATA WAREHOUSE EM UM BANCO MÚLTIPLO NACIONAL
Informações
Código: ADI2103
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 03 - Gestão da Informação
Autores
Henrique Carlos Elsenbruch Neto, Everton da Silveira Farias
Resumo
O setor bancário brasileiro é altamente competitivo e tem passado por grandestransformações nos últimos anos, como incorporações e fusões. Para acompanhar o ritmo egarantir sua sobrevivência, os bancos têm investido pesado em Tecnologia da Informação.Alguns desses investimentos são feitos em Sistemas de Apoio à Decisão. Um desses recursos é oData Warehouse, que é o núcleo dos Sistemas de Informações Gerenciais e apoio à decisão,sendo um grande repositório que armazena informações de vários sistemas. Como ele está emuma área estratégica para o banco, ele precisa ter qualidade e esse é o objetivo desse trabalho,analisar a qualidade da informação de um Data Warehouse utilizado no modelo de gestão denegócios de um banco múltiplo brasileiro, verificando a opinião dos usuários e dosdesenvolvedores. Para isso, esse estudo foi dividido em duas etapas: a primeira foi a aplicação dequestionários aos desenvolvedores do sistema, para verificar quais das 15 dimensões da qualidadeda informação eles consideravam mais importante para o sistema. Os desenvolvedoresescolheram como mais importante as dimensões: completude, credibilidade, livre de erros,relevância, segurança, volatilidade, entendimento e facilidade de uso. A outra etapa foi aaplicação de um segundo questionário aos usuários do sistema, com sentenças relativas àsdimensões, para que os usuários atribuíssem notas de acordo com suas opiniões. As dimensõesforam analisadas de forma separada e depois ordenadas e os resultados entre os doisquestionários foram comparados entre si. A opinião dos desenvolvedores e dos usuários emrelação ao grau de importância de cada dimensão ficou bem próxima, observou-se quecredibilidade pode ser considerada a que teve o maior grau de importância segundo os doisgrupos, assim como livre de erro que também foi uma das dimensões com maior média. Umagrande diferença foi em relação à completude, que recebeu a maior média pelos desenvolvedores,mas foi a que recebeu a menor importância e até mesmo a menor média de avaliação, de acordocom os usuários do sistema. Quando comparada a opinião entre usuários com diferente grau deconhecimento do sistema, as médias das dimensões ficaram bem próximas nesses grupos, comexceção de credibilidade, livre de erros e segurança. As dimensões credibilidade e livre de errosforam mais bem avaliadas por usuários com maior conhecimento, já a dimensão segurançarecebeu uma avaliação mais baixa. O resultado mostrou que os usuários consideram que ainformação do sistema é aplicável e relevante para as suas tarefas. Em contrapartida, foiverificado que os usuários não consideram a informação completa e exata o suficiente, afetandotambém a facilidade de entendimento.
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