Uma Grounded Theory para a implementação do e-learning nas escolas de gestão do Brasil
Informações
Código: ADI2371
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 01 - Aspectos Sociais, Culturais e Comportamentais dos Sistemas de Informação (SI)
Autores
Angilberto Sabino de Freitas, Helene Bertrand
Resumo
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino, ou e-learning,como estão se tornando conhecidas, seja para uso no apoio ao ensino presencial, seja para aeducação a distância (EAD), está, cada vez mais, se tornando uma parte integrante, tanto doambiente cultural, quanto do ambiente tecnológico da universidade moderna. Quando seobserva a introdução e implementação do e-learning nas escolas de gestão brasileiras, tem-sepercebido nas recentes experiências que o processo exacerba certas tensões internas. Por outrolado, os estudos na literatura que investigam o fenômeno (Bell & Bell, 2005; Nachmias et al,2004; Siritongthaworn et al, 2006; Tearle, 2003; Compora, 2003; Khan & Joshi, 2006; Levy,2003; Melle & Cimellaro, 2003), são, na maioria dos casos, estudos descritivos ounormativos, e que não explicam o processo levando em consideração os aspectos particularesde cada contexto. Entretanto, sustenta-se que a implementação de tecnologia é um fenômenocomplexo e que envolve a interrelação de diversos fatores e que deve ser considerado nãosomente os aspectos funcionais, mas também o significado que a tecnologia tem para osenvolvidos. Com o objetivo de preencher essa lacuna, este estudo buscou compreender comoos responsáveis pela implementação do e-learning nas escolas de gestão gerenciam oprocesso em seus ambientes a partir do significado que atribuem às suas experiências. A partirda análise da experiência de sete escolas com a implementação do e-learning, esta pesquisapropõe uma teoria substantiva do processo, utilizando os procedimentos metodológicos daGrounded Theory (Glaser & Strauss, 1967; Corbin & Strauss, 2008). Foram entrevistados 14gestores dessas escolas e os resultados da análise revelaram cinco categorias conceituais: 1) aincongruência; 2) a estrutura; 3) a forma de entrada; 4) aculturando o e-learning; e 5)disseminando o e-learning que integradas em torno da categoria central – a incongruência –serviram de base para construir um modelo relacional que explica como ocorreu o processo deimplementação do e-learning nessas escolas. A conclusão principal que se chegou é que parao processo de implementação do e-learning ser efetivo deve ter claramente em suas premissasque, para que possa ser aceito e disseminado dentro do ambiente interno, deve viracompanhado de ações que consigam transmitir aos envolvidos uma clara perspectiva dosbenefícios relacionados ao uso de tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Assim, aimplementação do e-learning, independente do objetivo pela qual a escola introduz em seuambiente, deve privilegiar a questão pedagógica, definindo estratégias que evidenciem o elearningcomo uma ferramenta capaz de melhorar as práticas existentes de ensino,estimulando que se desenvolva internamente a percepção de seu valor como recursopedagógico, caso contrário, não surge a motivação para que o uso da tecnologia possa sedisseminar no ambiente. Espera-se que os resultados encontrados contribuam para aumentar oconhecimento sobre o processo de implementação do e-learning, principalmente nas escolasde gestão, e para gerar reflexões acerca do fenômeno no contexto brasileiro.
Abrir PDF