Utilização da Análise Fatorial para Identificação dos Fatores Determinantes da Aceitação do Uso de Tecnologias de Informação na Educação a Distância
Informações
Código: ADI1854
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 01 - Aspectos Sociais, Culturais e Comportamentais dos Sistemas de Informação (SI)
Autores
Edvalda Araújo Leal, Alberto Luiz Albertin, Janser Moura Pereira, Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini
Resumo
O desenvolvimento de novas tecnologias e a disponibilização de ferramentas de comunicaçãointerativas de baixo custo e alto alcance têm propiciado o incremento e a expansão daEducação a Distância – EaD. Essa modalidade amplia o acesso à educação e ganhanotoriedade pela sua multiplicidade de recursos com mídias disponibilizados pela internet,propiciado pelos sistemas de informação voltados para a educação, os chamados AmbienteVirtual de Aprendizagem – AVA. A implementação da EaD nas Instituições de Ensino exigeo planejamento das ações necessárias para o bom funcionamento das atividades pedagógicas,bem como a qualificação e qualidade efetiva do desempenho dos profissionais que estejamenvolvidos nesse processo. O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatoresdeterminantes da aceitação do uso de TI na Educação a Distância, na percepção dos tutores,com a aplicação e adaptação do modelo UTAUT (Unified Theory of Acceptance and Use ofTechnology). Para isso, foram avaliados quatro construtos, sendo eles: expectativas dedesempenho, expectativas de esforço e condições facilitadoras, que são as dimensõesadaptadas do modelo UTAUT (Venkatesh et al., 2003), além de incluir o construtointeratividade proposto no estudo feito por Brauer (2008). Na intenção de atingir o objetivo dotrabalho, realizou-se a pesquisa de métodos mistos, empregando coleta de dados associada aduas formas: qualitativas e quantitativas. Na primeira fase, aplicou-se a pesquisa qualitativaexploratória realizada mediante entrevistas a um grupo focal com cinco tutoras que atuam nocurso de capacitação e formação para tutores no Centro de Educação a Distância daUniversidade Federal de Uberlândia - CEaD/UFU. O interesse na investigação foi identificaros fatores determinantes da aceitação e uso efetivo de TI e a comunicação no AmbienteVirtual de Aprendizagem, pelos tutores. Na etapa quantitativa, utilizou-se o método survey,com a aplicação de um questionário, sendo a amostra da pesquisa composta de 63 tutores queparticiparam do curso de capacitação e formação para tutores promovido pelo CEaD/UFU. Osdados obtidos foram analisados de acordo com o método de análise fatorial e componentesprincipais, que permitiu analisar a estrutura das inter-relações (correlações) entre as variáveis.Foram identificadas as dimensões da estrutura em estudo e classificadas de acordo com o grauem que cada uma das variáveis é explicada pelas dimensões e, em seguida, realizou-se aanálise para interpretar os fatores de acordo com a teoria proposta. Verificou-se que os fatoresdeterminantes identificados evidenciam seis diferentes dimensões: interatividade;conhecimento e experiência; intenção de uso; expectativa de esforço; condições facilitadoras;e expectativa de desempenho. Os seis fatores encontrados explicam 74% das variações dasmedidas originais, o que indica um bom nível de representação dos dados. Desses, ainteratividade aparece como o principal determinante da aceitação da TI na EaD pelos tutores,especialmente, pela exigência de uma total comunicação entre os professores, tutores ealunos.
Abrir PDF