Adoção e Uso de Inovação Tecnológica em Educação a Distância: Estudo sobre Integração de TAM e IDT
Informações
Código: ADI1671
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 01 - Aspectos Sociais, Culturais e Comportamentais dos Sistemas de Informação (SI)
Autores
Petruska de Araujo Machado, Carlo Gabriel Porto Bellini, José Carlos de Lacerda Leite
Resumo
Este artigo investiga o processo de adoção de inovação tecnológica através de um modelo defatores que influenciam o comportamento de docentes em um ambiente virtual deaprendizagem. Segundo Rogers (2003), inovação é uma ideia, prática ou objeto percebidocomo novo por indivíduos ou outras unidades de adoção. Ela precisa ser expressa em termosde decisão para adotar, pois é necessário que o indivíduo em contato com a inovaçãodesenvolva uma atitude em torno dela e tenha a oportunidade de adotá-la ou rejeitá-la. Omodelo de pesquisa foi baseado na teoria da difusão da inovação (IDT) e no modelo deaceitação da tecnologia (TAM), de modo a analisar a relação entre as características deinovação, atitude e intenção de docentes no processo de adoção e uso de uma ferramentaespecífica (Moodle) em cursos de ensino a distância (EaD). Foi utilizada uma estratégia delevantamento (survey) aplicado a 160 docentes EaD da Universidade Federal da Paraíba(UFPB Virtual), focando questões sobre o vínculo entre os dois modelos teóricos de base(IDT e TAM). Técnicas estatísticas multivariadas foram utilizadas para (1) validação deconteúdo e de face para analisar a estrutura das escalas em relação à pertinência erepresentatividade dos itens, bem como a verificação de que os itens remetem aos construtosem foco; (2) análise fatorial exploratória para conhecer a estrutura das inter-relações dasvariáveis originais da IDT; (3) análise fatorial confirmatória para tratar a validade conceitualdo TAM; (4) alfa de Cronbach para verificar a fidedignidade do conjunto de itens das escalas;e (5) análise de regressão múltipla para analisar a relação entre os construtos da IDT e doTAM. Os resultados revelam que nem todos os fatores da IDT tiveram efeito sobre a atitude ea intenção de uso da tecnologia. Apenas três construtos foram significativos para explicarvariações em atitude e/ou intenção: avanço relativo e compatibilidade por estilo de trabalho,visibilidade e demonstrabilidade de resultado, significando que as variações em atitude eintenção são explicadas pela maneira como os docentes percebem que o Moodle é útil, comopercebem que o mesmo está sendo utilizado, e como os seus resultados estão sendo vistos poroutras pessoas. Não foi possível confirmar todos os relacionamentos do TAM, possivelmenteem função de problemas no processo de elaboração das escalas. Entre as contribuiçõesteóricas, verificou-se que, apesar de alguns construtos da IDT não terem apresentado efeitosobre construtos do TAM, o modelo de pesquisa forneceu evidências de associaçãoapropriada entre TAM e IDT para medir o comportamento de uso de inovação tecnológica.Entre as contribuições gerenciais, destaca-se a compreensão e a previsão do comportamentodos docentes EaD em relação ao processo de adoção e uso do Moodle, possibilitando verificara efetividade do projeto inovador de EaD na UFPB Virtual.
Abrir PDF