UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS PARADOXOS PRESENTES NA RELAÇÃO ENTRE EXECUTIVOS E SMARTPHONES
Informações
Código: ADI329
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: Tema 01 - Aspectos Sociais, Culturais e Comportamentais dos Sistemas de Informação (SI)
Autores
Ana Paula Borges Gonçalves, Luiz Antonio Joia
Resumo
Atualmente, estar conectado digitalmente é uma condição fundamental para se sentir inseridoem um mundo cada vez mais interativo, onde a informação é uma importante moeda de podere troca. Esta realidade se faz presente não só no âmbito organizacional, mas também na esferaprivada dos indivíduos. Enquanto as organizações procuram adotar tecnologias móveis decomunicação que permitam que seus funcionários se comuniquem de maneira mais rápida eeficiente, por meio de ferramentas como celulares e smartphones, estes mesmos funcionários,em suas vidas particulares, também adotam ferramentas que lhes permitam se sentir maisconectados e socialmente integrados. Como acontece com qualquer inovação que rapidamentealtera a forma como as pessoas se relacionam, o agressivo crescimento do smartphone temprovocado discussões acerca de seus benefícios e desvantagens, assim como tem ocorrido emrelação ao celular e à Internet. Estudos embasados em paradoxos tecnológicos têmdemonstrado que a adoção de certas tecnologias pode gerar efeitos positivos ou negativosàqueles que as adotam. Assim, entendendo que a tecnologia tem alterado a forma como osindivíduos trabalham, se relacionam e vivem, este trabalho pretende responder à seguintequestão de pesquisa, à luz da teoria vigente sobre paradoxos tecnológicos: Os paradoxostecnológicos identificados e extensivos a uma série de tecnologias podem ser encontrados,também, na relação entre executivos e smartphones? Se positivo, quais desses paradoxos sãomais fortemente visualizados nesta relação? Por meio de referencial teórico associado a estetema, no qual três conjuntos de paradoxos apresentados por distintos autores são integrados,quatorze paradoxos associados à tecnologia são levantados e consolidados. A partir daí, estesparadoxos são desmembrados em duas perguntas de pesquisa - uma abordando o lado positivoassociado ao paradoxo e outra abordando o seu respectivo lado negativo. Adotando método deestudo de caso único, o trabalho analisa a existência desses paradoxos em uma empresafarmacêutica Brasileira de médio porte, cujos executivos, como política interna da empresa,recebem smartphones da mesma para uso profissional. Adotando uma coleta de dadosmesclando uso de questionários, entrevistas e análise de e-mails enviados por executivosdessa empresa, e usando métodos estatísticos não paramétricos de comparação de médias(teste de Wilcoxon) e análise de conteúdo, o artigo analisa os dados coletados. Os resultadosmostram que dos quatorze paradoxos levantados a partir da literatura, dois foram suportados aum nível de significância de 1% (continuidade vs. assincronicidade e autonomia vs. vício) etrês foram suportados a um nível de significância de 5% (liberdade vs. escravidão;independência vs. dependência e planejamento vs. improvisação). Os paradoxos encontradosforam, então, cotejados com a análise das entrevistas coletadas e com o conteúdo dos e-mailsenviados pelos executivos pertencentes à amostra de pesquisa. O artigo termina apontando asimplicações derivadas deste trabalho e as limitações existentes, as quais são elencadas sob aforma de uma agenda de pesquisa.
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