EnANPAD 2009

Trabalhos Apresentados


Avaliação do Modelo de Gestão de um Curso de Formação Profissional de Gestores Sociais, por Meio da Educação a Distância


Informações

Código: EPQ1835
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 09 - Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Fabio Scorsolini-Comin, Marina de Freitas Secaf, Kaoê Alves Olivato, Juliana de Freitas Oliveira, David Forli Inocente, Alberto Borges Matias

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o modelo de gestão de um curso de formação degestores sociais na modalidade a distância, bem como compreender a satisfação dos alunosconcluintes acerca desse modelo e o seu impacto para a formação profissional. Este cursovisou desenvolver competências técnico-gerenciais para a prática do DesenvolvimentoRegional Sustentável (DRS), com o propósito de implementar visão articulada e integradorado tema, incorporando os princípios do DRS na prática administrativa e negocial.Participaram da investigação 473 alunos, todos funcionários de uma instituição financeira, oque corresponde a 23,81% dos alunos que realizaram o curso. Todos responderam a umquestionário desenvolvido pelos autores (com 90 itens). Em termos de avaliação da gestão docurso, 49,47% dos alunos avaliaram como boa a resolução dos problemas que surgiramdurante o curso, levando em conta os aspectos de tempestividade e cordialidade nas respostasda Coordenação. Outros 26,64% avaliaram a atuação da Coordenação como ótima. Em termosda relevância do curso para a formação profissional e pessoal dos alunos, a maioria destacouque o curso foi ótimo (45,03%) e outros 42,71% que o curso foi bom. Discute-se que aproposta do curso, justamente por promover uma reflexão acerca da atuação profissional,diversificando o modo como os executivos encaram a sua intervenção para além dasinstituições financeiras, possibilitam uma visão sistêmica acerca do alcance das práticas dosgestores sociais.

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