Estratégia como Prática Social e Resultados Acadêmicos: O Doutorado em Administração na USP e UFRGS
Informações
Código: EPQ1733
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 09 - Planejamento e Organização de Cursos e Programas
Autores
Diego Iturriet Dias Canhada, Sergio Bulgacov
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar as práticas sociais que sustentam resultadosacadêmicos superiores em dois programas de doutorado em Administração: USP e UFRGS.Utiliza como indicador de resultados acadêmicos, a avaliação trienal da CAPES (2004 –2007). Se utiliza de uma abordagem epistemológica interpretativa e social construtivista e temcomo orientação teórica a corrente conhecida como estratégia como prática social. Oreferencial teórico é constituído de dois tópicos que discutem: a estratégia como práticasocial; pós-graduação stricto sensu e doutorado em Administração no Brasil. A pesquisaempírica foi de natureza qualitativa e se constitui em uma análise comparativa de casos.Como principais resultados da pesquisa, evidencia-se que determinadas características eatividades da coordenação, dos doutorandos e dos professores são relevantes, como porexemplo: comprometimento e dedicação, por parte dos doutorandos; valorização da pesquisae estar em contato com o mundo real das organizações, por parte dos professores; coordenaro programa e proporcionar incentivos com base nas métricas da CAPES, por parte dacoordenação dos cursos. Com relação às práticas coletivas, destacam-se a atuação de todosatores em grupos de pesquisa e com produção científica em conjunto.
Abrir PDF