Comprometimento ou Entrincheiramento na Carreira? Um Estudo Entre Docentes do Ensino Superior
Informações
Código: EOR2089
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-B - Comportamento Organizacional
Autores
Diva Ester Okazaki Rowe, Antonio Virgilio Bittencourt Bastos
Resumo
A pesquisa sobre o vínculo do profissional com a sua carreira envolve doisconstrutos – o de comprometimento e o de entrincheiramento, cujas relações, conceituais eempíricas, ainda estão por ser mais exploradas. Enquanto comprometimento implicaidentificação e afetividade que conduzem ao desejo de permanecer na carreira, oentrincheiramento consiste na persistência na mesma linha de ação profissional por falta deopções de carreira, pela sensação de perda dos investimentos já realizados, ou pela percepçãode uma conseqüência emocional muito alta em caso de mudança de carreira. Analisar asrelações entre estes dois vínculos é o objetivo central do presente estudo que toma o docentede ensino superior como categoria profissional sob estudo. Para tanto, foi aplicado umquestionário previamente validado para o contexto brasileiro, atingindo-se uma amostra de605 docentes de 22 Estados e do Distrito Federal. Verificou-se que os dois construtos sãodistintos, havendo correlações positivas e negativas entre suas dimensões. Além disto, osdocentes revelaram-se bem mais comprometidos do que entrincheirados nas suas carreiras. Osresultados apontam para a necessidade de alguma revisão conceitual na forma como os doisconstrutos foram operacionalizados nos modelos de Carson e Bedeian (1994 e 1995).
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