EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Análise dos Programas de Pós-graduação Avaliados pela CAPES: Relação entre Conceitos dos Programas e Índice de Publicação


Informações

Código: EPQ764
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Adriana Backx Noronha Viana, Daielly Melina Nassif Mantovani, Amanda Ribeiro Vieira

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a relação entre os conceitos obtidos pelos programas de pósgraduaçãoem Administração, Contabilidade e Turismo e seu nível de publicações. Esteestudo configura-se como uma pesquisa quantitativa e descritiva. Os dados foram obtidos dosrelatórios publicados pela CAPES. Aplicou-se a análise discriminante, considerando asvariáveis referentes à publicação como preditoras do conceito dos programas. O modelodiscriminante revelou que as publicações exercem maior influência na classificação dosprogramas de conceito 3 e 6, ou seja, é o diferencial dos programas conceito 6 e o ponto a sermelhorado nos programas de conceito 3. Embora as publicações sejam relevantes tambémpara os programas de conceito 4 e 5, estes possuem outras variáveis de maior impacto em suaclassificação. Assim, para melhorarem sua avaliação, os programas de conceito 3 devemincentivar e estabelecer metas para aumentar sua produção científica de alto nível. Osprogramas 4 e 5, além de incentivar as publicações, devem identificar outras possíveisvariáveis de impacto em sua avaliação e criar planos de ação para potencializar os pontosfortes e corrigir os pontos fracos. Por fim, os programas de conceito 6 devem seguirincentivando suas pesquisas para manter o padrão de publicações de excelência.

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