EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


"Administração: Ciência ou Arte": o Que Podemos Aprender com Este Mal-Entendido


Informações

Código: EPQ1322
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-C - Estudos Gerais e Reflexivos do Campo

Autores

Pedro Lincoln C. L. de Mattos

Resumo

Nas classes e palestras de introdução à administração desperta sempre a curiosidade doauditório lançar a pergunta: “O que vocês acham: Administração é ciência ou arte?”. Estamosdiante de um dictum interessante e estimulante à discussão. O artigo tem dois objetivos:desvendar a ambigüidade da pergunta (talvez uma das razões de sua sobrevivência) e, a partirdela, examinar a pertinência de discutir-se “cientificidade” em nosso saber, questãoimportante para os rumos da academia nessa área. Para o primeiro objetivo, mais modesto,nos valeremos de análise pragmática e semântica, para o segundo, da teoria da ciência. Nossatrilha para isso será perguntar, sucessivamente: 1. O que significa formular-se essa pergunta –o esclarecimento pragmático do dictum; 2. Que sentidos podem existir nele, gerandoambigüidade – o esclarecimento semântico; 3. Como se deve entender – à luz da história efilosofia da ciência – a disjuntividade da sintaxe usada (é ciência ou é arte)? 4. E, comoparece que o centro de gravidade da questão é a ciência, pergunta-se: é possível distinguiradequadamente ciência de não-ciência? 5. Enfim, uma conclusão pergunta: após a crítica, oque restaria da pergunta, ainda que re-fraseada? Das perguntas 3 e 4, que concentram a maiorparte do texto, surgem evidências de que o dictum encerra um mal-entendido.

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