EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Vamos Todos para Passárgada?


Informações

Código: EPQ2448
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-C - Estudos Gerais e Reflexivos do Campo

Autores

Manolita Correia Lima, Fabio Betioli Contel, Alexandre Gracioso

Resumo

O conteúdo do artigo resulta da replicação de uma survey realizada em 2005, pela AssociationInternationale des Universités (AIU), envolvendo instituições localizadas em 95 países. Temcomo principal objetivo entender o sentido que as IES brasileiras (representadas na pesquisa)imprimem à internacionalização da educação superior, o nível de formalização da política deinternacionalização e as práticas envolvidas. Os questionários foram aplicados ao responsávelpelo bureau de internacionalização existente nas IES filiadas ao Fórum de Assessorias dasUniversidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (FAUBAI) até abril de 2008. Os dadosprocessados permitiram inferir que as IES brasileiras associam a internacionalização da educaçãoa programas de cooperação, conseqüentemente as suas ações estão subordinadas aos princípiosque regem a internacionalização passiva. Poucas dispõem de uma política de internacionalizaçãoformalmente definida, coletivamente elaborada e capaz de atingir o conjunto da instituição –conseqüentemente, pouco orienta as prioridades em termos de gestão acadêmica. Apesar de serpredominantemente financiada com aportes públicos, mais direcionados para as atividades depesquisa do que de ensino, os atores que menos pressionam as IES a criarem mecanismos deinternacionalização são os pesquisadores, e os que mais pressionam são os estudantes.

Abrir PDF