Quem Somos? O que fazemos? Uma Análise sobre o desempenho acadêmico dos Docentes participantes dos Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil
Informações
Código: EPQ2168
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-C - Estudos Gerais e Reflexivos do Campo
Autores
Breno Augusto Diniz Pereira, Jonas Cardona Venturini, Vanessa Rabelo Dutra, Zeno Batistella Junior, João Heitor de Ávila Santos, Raquel Schramm Beltrame
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de descobrir o perfil dos professores de Pósgraduaçãostricto sensu em Administração no Brasil e suas possíveis disparidades. Esse trabalhoapresenta um caráter descritivo, pois tem como forma de levantamentos ou observaçõessistemáticas do fato, fenômeno ou processo escolhido. Além disso, caracteriza-se como um estudoquantitativo e tem como finalidade caracterizar as atividades dos professores que compõem ouniverso da pós-graduação. O perfil foi determinado a partir da análise da população constituída porprofessores permanentes dos programas de pós-graduação em Administração stricto sensu, notriênio 2004-2006, totalizando 983 docentes. O trabalho permitiu identificar o perfil dos docentes,através da sua produção intelectual, número de orientações nas diversas modalidades, cruzamentosda produção docente por conceito do curso, além de identificar quem é o pesquisar produtividadeCNPQ. As considerações finais ratificam o expressivo crescimento da produção científica da áreano último triênio de avaliação em publicações em periódicos, por parte dos professores, sendo aindamuito desproporcional esse crescimento, entre os cursos consolidados e os cursos em consolidação,causando assim, distorções que podem se tornar maléficas para todo o sistema.
Abrir PDF