EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Educação de Administradores em Cursos Noturnos: o quanto a literatura nos ensina sobre o cotidiano das salas de aula


Informações

Código: EPQ212
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-C - Estudos Gerais e Reflexivos do Campo

Autores

Edison Mello Júnior, Ângela Mello

Resumo

Este trabalho trata do cotidiano da sala de aula de um curso noturno de Administração.Enquadra nesta cena os atores, professores e alunos, que compõem o roteiro precário de umcapítulo da história da educação brasileira, sendo o primeiro encontro com os alunos doprimeiro período emblemático para a situação estudada. A crônica, enquanto estilo literáriosustenta o método das argumentações e a opção pela ironia reforça uma situação de descasocom a educação. Cinco teses sustentam a indignação expressa na prática pedagógica. Nestasteses é discutido o desafio que a nós professores é colocado para exigir a leitura de textosquando uma parcela significativa de nossos alunos chegam até nós com a capacidade de ler ecompreender um texto, abaixo do mínimo exigido para um aluno de graduação. Apresento asdiferentes formas que o discurso pedagógico-administrativo assume nas mãos de professorese alunos. Faço uma análise histórica e pontual, que nos afasta dos saberes científicos maisaprofundados e mostro que a busca desenfreada por um título, justifica todos os meios paraobtê-lo. Rendo-me à soberania do episcopado educacional brasileiro que muito temcolaborado na difusão de um ensino superior para todos. Por fim, não me resta outra saídapara a primeira noite das minhas humildes observações: dormir e esperar por um outro dia.

Abrir PDF