Uma Investigação sobre a Qualidade do Ensino e a Produção Científica nos Cursos Superiores de Ciências Contábeis do Estado de Pernambuco
Informações
Código: EPQ35
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-B - Ensino e Pesquisa em Contabilidade
Autores
José Francisco Ribeiro Filho, Jorge Expedito de Gusmão Lopes, Felipe Dantas Cassimiro da Silva, Marcleide Maria Macêdo Pederneiras, Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, José Jassuipe da Silva Morais
Resumo
Este estudo objetivou identificar os efeitos dos preceitos legais de qualidade sobre o ensino ea pesquisa científica dos cursos superiores de Ciências Contábeis do estado de Pernambuco,através de uma análise crítica das relações mecanicistas e orgânicas oriundas das atividadesdesenvolvidas pelos docentes do curso em estudo. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisadireta, no período de junho a setembro de 2006, onde foram direcionados questionários aoscoordenadores e aos alunos do curso supracitado, com o intuito de identificar os esforçosinstitucionais de educação e a percepção em relação à qualidade de ensino, respectivamente.Concluí-se que os preceitos emanados na legislação específica (LDB) não contemplam amelhoria do ensino em uma de suas principais vertentes, a ação didático-pedagógica dosdocentes e a saída mais eficaz para uma mudança significativa a qualidade de atuação docenteseria a flexibilização das grades curriculares dos cursos de graduação, com opcionalidade deum número de disciplinas eletivas, que oportunizassem aos graduandos, futuros docentes decontabilidade, um universo de saberes didático-pedagógico de habilidades e competênciaseducacionais que melhor possibilitassem os procederes da transmissão do conhecimento, meiobásico para a percepção do Saber.
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