EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Evidências Empíricas da Aplicação do Método Problem-based Learning (PBL) na Disciplina de Contabilidade Intermediária do Curso de Ciências Contábeis


Informações

Código: EPQ2672
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-B - Ensino e Pesquisa em Contabilidade

Autores


Autoria: Mara Alves Soares, Adriana Maria Procópio de Araújo, Edvalda Araújo Leal

Resumo

Os saberes racionais não é mais suficiente para lidar com a diversidade das situações detrabalho, com as transformações que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea, no âmbitotecnológico, econômico, ambiental e sócio-cultural, a educação torna-se fator determinantepara o nível de vida das pessoas, para a competitividade das organizações e para a construçãode nações democráticas. O objetivo desse estudo é avaliar a implementação do Problem-basedLearning - PBL como metodologia de ensino-aprendizagem no curso de Ciências Contábeis.O método de pesquisa utilizado foi de natureza descritiva e exploratória, com abordagemquantitativa. A pesquisa está fundamentada no trabalho dos autores Kanet e Barut (2003), quedefinem um modelo de avaliação da efetividade a partir da adesão do estudante ao métodoPBL. A aplicação do método PBL foi feito na disciplina Contabilidade Intermediária I doCurso de Ciências Contábeis, no tópico Operações com Mercadorias. As conclusões indicamà aderência ao método PBL, no qual os estudantes buscaram cumprir as etapas e princípiossugeridos pelo método, e também demonstraram a aceitabilidade à aplicação do mesmo.

Abrir PDF