EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Formação de Competências Profissionais e Interdisciplinaridade no Curso de Ciências Contábeis: percepções dos discentes


Informações

Código: EPQ2633
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-B - Ensino e Pesquisa em Contabilidade

Autores

Michelle Cristina de Souza Mendes de Oliveira, Kely César Martins de Paiva, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

Resumo

O objetivo deste artigo foi descrever e analisar as contribuições do curso de Ciências Contábeis, deuma maneira geral, e de uma prática pedagógica interdisciplinar, em particular, na formação e nodesenvolvimento de competências profissionais nos alunos de uma IES particular mineira, napercepção dos próprios discentes. No referencial teórico, discutiram-se as temáticas competênciaprofissional, interdisciplinaridade e ensino em Ciências Contábeis. Na pesquisa de campo,descritiva e de natureza quantitativa e qualitativa, os dados foram coletados, prioritariamente, pormeio de um questionário. Após a caracterização da IES, do seu projeto interdisciplinar e daapresentação dos dados coletados, incluindo comentários e sugestões dos alunos, percebeu-se que ainterdisciplinaridade é, antes de tudo, uma questão de atitude, tanto individual como coletiva, quenaturalmente tem enfrentado dificuldades. Na percepção dos alunos, o curso de uma maneira geralvem contribuindo mais que o projeto interdisciplinar na formação e no desenvolvimento de suascompetências profissionais, apesar deste último tratar-se de uma atividade que exige esforçosvariados. Assim, as questões culturais e de poder relativas aos docentes ainda carecem de atençãoinstitucional, já que afetam diretamente os resultados na percepção dos alunos.

Abrir PDF