EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


O Ensino da Teoria da Contabilidade: Uma Avaliação em Instituições no Estado de São Paulo


Informações

Código: EPQ1621
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-B - Ensino e Pesquisa em Contabilidade

Autores

Claudio de Souza Miranda, Marcelo Botelho da Costa Moraes, Silvio Hiroshi Nakao

Resumo

A Teoria da Contabilidade tem dentre seus principais objetivos estruturar osconhecimentos sobre a contabilidade, de maneira a desenvolver teorias que relacionem osfenômenos econômicos com as possíveis maneiras de interpretação, de comunicação e deexplicação para estes eventos. Neste sentido, o ensino da teoria da contabilidade é de grandeimportância para a formação do profissional de contabilidade. Alguns estudos sobre o ensinoda teoria da contabilidade foram efetuados até 2004. Após este período, ocorreu uma alteraçãodas diretrizes do curso e a disciplina de teoria deixou de ser obrigatória. Neste sentido, estetrabalho busca avaliar o atual estágio do ensino da teoria da contabilidade, em termos decarga, período, conteúdos e bibliografias utilizadas. A análise foi feita em Instituições deEnsino Superior (IES) de São Paulo, e foram avaliadas as grades de 97 IES, e os conteúdosprogramáticos de 34 delas. Os resultados demonstram que na maioria das IES a disciplina éoferecida no fim do curso, com carga média de 4 créditos. As literaturas utilizadas ainda sãoas mesmas apontadas nos estudos anteriores, apesar de novas literaturas terem sido lançadasposteriormente. Em relação aos conteúdos observou-se uma concentração em aspectoshistóricos, análise dos princípios contábeis, e nos conceitos de ativo e passivo.

Abrir PDF