EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Interdisciplinaridade no Ensino Superior da Contabilidade no Brasil: Um Estudo Empírico da Percepção dos Egressos


Informações

Código: EPQ1512
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-B - Ensino e Pesquisa em Contabilidade

Autores

Ivone Vieira Pereira, Leidimar Cândida dos Santos, Ilirio Jose Rech

Resumo

O Brasil, alinhado com uma visão de educação adotada em vários países do mundo, estimulao conceito de interdisciplinaridade na elaboração dos projetos político-pedagógicos dos cursossuperiores do país. Este estudo tem como objetivo apresentar a percepção dos egressos no quediz respeito à existência de características interdisciplinares no currículo dos Cursos deGraduação em Ciências Contábeis oferecidos pelas Instituições de Ensino Superiorbrasileiras. As técnicas utilizadas na presente pesquisa foram a documentação indireta e adireta. Na utilização da documentação indireta, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, queinicialmente, são apresentados, conceitos e características que norteiam a interdisciplinaridadeno ensino e na pesquisa. Na utilização da documentação direta, fez-se uso da observaçãodireta extensiva sob a forma de questionário, enviado pela internet aos egressos dos Cursos deGraduação em Ciências Contábeis do Brasil através do processo de amostragem, e de um totalde 7.761 concluintes no período de 2004, 781 responderam ao questionário da pesquisa. Combase nos resultados obtidos, concluiu-se que os egressos percebem característicasinterdisciplinares no que tange às formas de relacionamento entre as disciplinas e à pesquisainterdisciplinar, porém, a atitude interdisciplinar não foi percebida pelos egressos.

Abrir PDF