Pesquisa sobre a Percepção da Interdisciplinaridade por Professores de Controladoria em Cursos de Ciências Contábeis no Município de São Paulo
Informações
Código: EPQ536
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-B - Ensino e Pesquisa em Contabilidade
Autores
Ivam Ricardo Peleias, Janete de Fátima Mendonça, Ivani Catarina Arantes Fazenda, Cecília Carmem Cunha Pontes
Resumo
A formação de contadores globalizados remete à discussão sobre a grade curricular dos cursossuperiores, da integração entre as disciplinas, da relação com o mercado de trabalho, e comotais questões afetam o perfil dos egressos. Assim, esta pesquisa buscou identificar a percepçãodos professores de Controladoria do curso de Ciências Contábeis sobre a importância daInterdisciplinaridade na formação dos contadores. Usou-se, na 1ª. etapa, as técnicas depesquisa documental e bibliográfica, e constatou-se que a Interdisciplinaridade é maispensada e falada do que realizada no ensino brasileiro de Ciências Contábeis. A 2ª. etapa foi apesquisa de campo, com entrevistas junto a sete professores de Controladoria de quatro IES –Instituições de Ensino Superior – na cidade de São Paulo. Os resultados obtidos com aaplicação da técnica de Análise de Conteúdo confirmaram as constatações da revisãobibliográfica, e chamaram a atenção para o fato de que, embora sensibilizados pelaimportância da Interdisciplinaridade na formação dos futuros contadores e, em sua maioria,praticantes intuitivos da Interdisciplinaridade, ainda há uma distância entre o falado e pensadoe o efetivamente colocado em prática pelos entrevistados.
Abrir PDF