EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Um Modelo de Simulação para o Ensino de Contabilidade Pública no Brasil


Informações

Código: EPQ333
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-B - Ensino e Pesquisa em Contabilidade

Autores

Michele Patricia Roncalio, Ricardo Rodrigo Stark Bernard

Resumo

Com a crescente a demanda da população brasileira por informações sobre a aplicação dosrecursos públicos, as organizações públicas necessitam, cada vez mais, de profissionaishabilitados a gerar informações fidedignas e em tempo hábil. Os cursos de graduação emCiências Contábeis têm papel fundamental na formação destes profissionais, pois, segundo asDiretrizes Curriculares, tais cursos devem dispor de disciplinas que tratem do setor público. Asimulação gerencial, como metodologia de ensino, possibilita que estudantes administremempresas fictícias e, por meio de decisões sobre algumas variáveis, busquem produzir omelhor resultado num ambiente competitivo. Estudos validaram tal ferramenta para o ensino,enfatizando a aplicação de teorias abordadas em diversas disciplinas. Desta forma, estetrabalho descritivo-prescritivo propõe um modelo de simulação a ser adotado no ensino daContabilidade Pública no Brasil. O modelo de simulação apresentado permite uma abordagemvivencial e demonstra como atos e fatos interagem nos sistemas de registros do setor público ea importância das informações da contabilidade para as decisões dos gestores públicos. Logo,entende-se que a simulação como metodologia de ensino da contabilidade pública podepreparar os estudantes para atuarem em órgãos públicos e para análise de suas demonstrações.

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