Estilos de Aprendizagem e Constituição de Equipes: Um Estudo no Contexto dos Jogos de Empresas
Informações
Código: EPQ3032
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Federico Natalio Madkur, Valdete de Oliveira Mrtvi, Paulo da Costa Lopes
Resumo
Aspectos como perfil psicológico, estilos de aprendizagem e genero, entre outros, presentesna composição de equipes, parecem influenciar o trabalho. Neste estudo, o propósito foianalisar diferentes dimensões do comportamento grupal e individual, dentro de um jogo deempresas geral, frente a constituição de equipes utilizando-se dos diferentes estilos deaprendizagem propostos por Kolb et al. (1978). Em um estudo descritivo e quantitativo,procurou-se apresentar as características do trabalho das equipes e a percepção dosparticipantes quanto aos resultados obtidos e ao processo vivenciado. Foram investigadas, 26equipes em 4 edições do jogo de empresas, com total de 137 estudantes. Os dados foramcoletados através de questionário estruturado e auto-aplicado. Entre outros resultados, quandose examinou os processos de análise e de tomada de decisão, a equipe homogênea com umestilo de aprendizagem divergente apresentou comportamento diferente em relação a algumasdimensões dos construtos “conhecimento adquirido” e “habilidades adquiridas”. Quanto aosdemais construtos analisados não foi possível descrever diferenças significativas entre asequipes. Este estudo contribui para ampliar a compreensão sobre a formação e o trabalho dasequipes.
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