EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


O Método do Caso de Harvard: Reflexões Sobre sua Pertinência ao Contexto Brasileiro


Informações

Código: EPQ2874
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Edson Sadao Iizuka

Resumo

Reflexões sobre a qualidade do ensino e pesquisa em Administração no Brasil parecemapontar para preocupações recorrentes com relação à transplantação de fómulas prontas e a“adoção despudorada” de modismos administrativos, reproduzidos de maneira acrítica e sema devida contextualização histórica, política, social e econômica. É diante deste cenário,crítico e desafiador, que se busca compartilhar uma experiência inovadora no uso do métododo caso numa Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira, refletindo sobre os limites epossibilidades da adaptação do método do caso no ensino em Administração. As conclusõesapontam para a necessidade de adaptação da metodologia proposta pela Harvard BusinessSchool, levando em consideração as características locais e, principalmente, as condiçõesinstitucionais existentes nas IES brasileiras. Conclui-se também, o desafio de superar a‘educação bancária’ e a McDolnadização do ensino, contexto típico das fábricas deadministradores, fortalecendo os processos de ensino e aprendizagem que vão ao encontro deuma educação mais crítica, integrada e com uma perspectiva emancipatória.

Abrir PDF