O Processo de Ensino-Aprendizagem na Sociedade em Rede: O Caso do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia
Informações
Código: EPQ2786
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Aline Fróes, Ana Maria de Britto Pires
Resumo
A proposta do presente artigo é investigar o uso da Internet, por professores e alunosdo Núcleo de Pós-graduação em Administração - NPGA da Universidade Federal da Bahia -UFBA, enquanto ferramenta de apoio ao Ensino-Aprendizado. As análises descritivascontidas neste estudo são resultantes de uma pesquisa censitária acerca das novas práticaspedagógicas adotadas por docentes e discentes do NPGA no processo de ensinoaprendizagemque envolvem a utilização da Internet; das formas e intensidade do uso daInternet enquanto ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem pelos alunos e professores; daanálise da infra-estrutura para o uso da rede na instituição estudada; da identificação deiniciativas de qualificação do corpo docente e do corpo discente para o uso da Internet comorecurso pedagógico. Os resultados obtidos confirmaram a inserção de docentes e discentes doNPGA na sociedade em rede e identificaram também desafios a serem vencidos no dinâmicoprocesso de ensino-aprendizado.
Abrir PDF