EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Estudo de Caso ou Caso para Ensino? Uma Análise de Casos Produzidos em um Curso de Especialização no Sul do Brasil


Informações

Código: EPQ2498
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Alexandra Jochims Kruel, Claire Gomes dos Santos

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as monografias produzidas pelos alunos de um curso depós-graduação lato sensu em Gestão Empresarial de uma universidade pública do sul do país,nos anos de 2005 e 2006, tendo como base os critérios de avaliação dos casos para ensinosubmetidos ao EnANPAD em 2007. A escolha do referido curso se deu por ele ser um dosmais tradicionais na instituição, e também pela abordagem de casos para ensino (que éutilizada nas monografias do curso) ser algo relativamente recente em se tratando dauniversidade brasileira, embora apresente indícios de crescimento. Ao verificar se asmonografias produzidas ao final do curso supracitado estão de acordo com os critériosadotados para avaliação no EnANPAD, tem-se em vista as possibilidades em aberto emtermos do ensino na graduação e na pós-graduação lato sensu da organização, assim como napesquisa desenvolvida nos cursos de mestrado e doutorado na mesma instituição, visto que aprodução de casos para ensino ainda tem se mostrado modesta no Brasil, da mesma forma queseu uso em sala de aula.

Abrir PDF