EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Ensino de Administração: Um Estudo da Trajetória Curricular de Cursos de Graduação


Informações

Código: EPQ2399
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Manuela Ramos da Silva, Tânia Fischer

Resumo

Este artigo versa sobre a trajetória curricular de cursos de graduação em administração,levando em consideração as alterações ocorridas na legislação. Para tanto, fez-se umaretrospectiva do ensino em administração, examinando os dispositivos legais que regulam oscursos de graduação ,em três escolas na cidade de Salvador. Trata-se de um estudo descritivo eexploratório. Fontes primárias e secundárias foram utilizadas na aquisição das informações;bem como análise documental e análise de conteúdo foram utilizadas para o tratamento dosdados. Os currículos da IES citadas foram analisados a partir dos seguintes pressupostos: a) Oscurrículos são alterados de forma a atender, preferencialmente, a aspectos legais em detrimentodos aspectos relacionados às metodologias propostas pelos estudos curriculares; b) As IESatribuem à legislação um caráter imobilizador e rígido que ela não possui; e c) Os currículosdas IES no estado da Bahia são similares em seus desenhos e configurações.A estrutura deste trabalho está dividida em: um breve panorama sobre ensino superiorno Brasil, em particular do ensino de administração. Na segunda parte apresenta-se a revisãobibliográfica sobre a teoria curricular. Em seguida discutem-se as principais alterações nalegislação dos cursos de graduação em administração. Por fim, apresenta-se a análise dos casosestudados.

Abrir PDF