EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Desenvolvimento de uma Plataforma Virtual de Aprendizagem: uma Contribuição Conceitual e Tecnológica, do Campo da Administração, à Educação a Distância


Informações

Código: EPQ2314
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Luis Roque Klering, Christine da Silva Schroeder

Resumo

A educação a distância (EAD) se configura como uma relevante opção aos métodos de ensinoe aprendizagem tradicionais, especialmente para o ensino superior. Particularmenteidentificada como preocupação relevante de áreas como Informática, Educação eComunicação, dentre outras, é possível perceber, até mesmo pela localização de trabalhossobre EAD em congressos como o ENANPAD, que esta área de conhecimento vem,gradualmente, sendo objeto de análise de estudos também no campo da Administração. Nestecontexto, o presente artigo busca descrever e contextualizar uma plataforma virtual, ouambiente virtual, de aprendizagem, desenvolvida no Brasil por pesquisadores no âmbito daAdministração. Trata-se de uma solução desenvolvida localmente por uma Universidadebrasileira, por um núcleo de pesquisadores e técnicos de diferentes formações, mas sobretudoda Administração. Sob este aspecto, o ambiente construído traz consigo influências deconceitos decorrentes de abordagens do campo da Administração, principalmente da Teoriade Sistemas. Apresenta, como mote central de aprendizagem, o enfoque da interação. Ainda,enquanto estratégia educacional emergente da Instituição, o desenvolvimento de uma soluçãolocal de ensino-aprendizagem traz, como implicações, uma diferenciação, menores custos eum novo enfoque.

Abrir PDF