EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Jogos de Empresas: uma Estratégia de Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem na Teoria das Organizações


Informações

Código: EPQ2248
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Fernando Natal De Pretto, Fernando Carvalho de Almeida, Fernando Filardi, Cristine de Pretto

Resumo

A teoria das organizações vem se desenvolvendo e sendo enriquecida pela crescente diversidadede correntes epistemológicas, entre elas a Abordagem Institucional. No entanto a capacidade deabsorção do conhecimento vem sofrendo uma defasagem considerável em relação às demandasdo mercado de trabalho. O presente estudo tem o objetivo de analisar a aplicação dametodologia de jogos de empresas como estratégia complementar no processo deensino/aprendizagem, tendo em vista o marco da Abordagem Institucional, de caráterinterpretativo. A pesquisa foi realizada com base em um levantamento de dados de duas turmasdo curso de graduação em administração, onde em uma delas foi aplicado um jogo de negóciose na outra não. Utilizando-se de análise qualitativa e quantitativa, foi possível concluir que osjogos de negócio podem ser uma metodologia muito útil na simulação da realidade, na avaliaçãodo desempenho e no auxílio do ensino das diversas correntes da teoria das organizações.

Abrir PDF