O Uso do Método de História de Vida Para Compreensão dos Processos de Aprendizagem Gerencial
Informações
Código: EPQ2242
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Lisiane Quadrado Closs, Claudia Simone Antonello
Resumo
O presente ensaio teórico tem como principal objetivo apresentar e discutir aspossibilidades do uso do método de história de vida em estudos dos processos de aprendizagemgerencial. Uma vez que o caráter distintivo desta abordagem metodológica é o decontextualização pessoal, histórica, social, institucional e/ou política de narrativas, buscandodescortinar estas forças que moldam, distorcem e alteram experiências vividas (HATCH;WISNIEWSKI, 1995; BERTAUX, 1980), examina-se o potencial de utilização desta estratégiade pesquisa para explorar a compreensão do processo complexo e dinâmico da aprendizagemgerencial. Apresenta-se, em caráter ilustrativo, a síntese da história de vida de um gestor, bemcomo a análise de processos de aprendizagem identificados a partir de seus relatos.
Abrir PDF