História e Projetos da Pedagogia Crítica: Trilhando um Caminho Possível no Ensino da Administração
Informações
Código: EPQ2133
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão, Ana Paula Paes de Paula
Resumo
O objetivo deste artigo é realizar uma análise histórica da pedagogia crítica e questioná-lacomo um projeto possível de educação em Administração. Para isto, em primeiro lugaranalisaremos as perspectivas não-críticas da Escola Tradicional, da Escola Nova e doTecnicismo no contexto político-social brasileiro. Em seguida, apresentaremos as EscolasCrítico-Reprodutivistas de Althusser e Bourdieu e analisaremos a Escola Crítica. Após estetrajeto histórico, discutiremos a agenda de trabalho da pedagogia crítica, abordando o materialdidático, os programas de curso e o currículo, bem como enfatizando as alternativas detrabalho advindos da perspectiva crítica como a análise crítica dos livros, a teoria do currículooculto e a teoria crítica de currículo, refletindo sobre como elas podem repercutir no ensino daadministração.Na conclusão, contestaremos a impossibilidade da pedagogia crítica comoprojeto de educação em Administração, discutiremos os limites do artigo e apresentaremosrecomendações para futuras pesquisas.
Abrir PDF